Vídeos
Esportes
Segurança
Saúde
Colunistas
Ronaldo Sant' Anna
Mauro Paes Corrêa
Tati Alves
Entrevistas

Empresário ajuda no resgate de vítimas de acidente

Colisão ocorrida na noite desta quarta-feira mobilizou o empresário José Carlos Esser, que prestou socorro às vítimas. O ato de coragem e solidariedade alerta sobre a importância de conhecer os procedimentos de emergência.

Acidente ocorreu em Capivari de Baixo próximo ao mercado Líder Atacadista - Foto: Divulgação/Notisul

Acidente ocorreu em Capivari de Baixo próximo ao mercado Líder Atacadista – Foto: Divulgação/Notisul

Capivari de Baixo

Imprudência, negligência e imperícia. Essas são as principais causas dos acidentes de trânsito. A maioria deles poderia ser evitada, porém, quando não é possível, o resultado geralmente é de muita dor e sofrimento. Várias pessoas, ao se deparar com acidentes no trânsito, ficam apavoradas, sem saber o que fazer. Não foi o caso do empresário José Carlos Esser, que nesta quarta-feira presenciou a colisão entre três veículos em frente ao seu estabelecimento comercial.

Ao se deparar com a situação, não pensou duas vezes, e com o auxílio de um funcionário, verificou a situação dos condutores envolvidos. “Estava no meu escritório, na hora chovia muito. Quando escutei o barulho fui até o local para tentar ajudar. Cheguei perto de cada um e constatei que não corriam risco de morte. Assim que os bombeiros chegaram, relatei a situação deles”, conta o empresário.

O ato de coragem e solidariedade chamou a atenção de diversas pessoas que estavam no local. A moradora Ritinha Américo registrou o fato em suas redes sociais admirada com a atitude. “Eu estava bem na frente do mercado Líder com meu marido e vimos o acidente. Um carro que vinha na frente parou na rodovia por causa de uma piscina de água que se formou na pista. A carreta, para não passar por cima do veículo, aguentou o que pode, e veio à segunda carreta que estava atrás e bateu. O dono do mercado Líder saiu com um bombeiro que trabalha lá e foram socorrer as vítimas. Quero deixar aqui os meus mais sinceros elogios para este empresário, que não pensou duas vezes para ajudar as vítimas em meio àquela chuva forte”, detalha.

Empresário alerta sobre primeiros socorros e orienta para criação de cursos na iniciativa privada

Proprietário do Líder Atacadista busca conhecimento em procedimentos de emergência e investe em cursos aos funcionários do seu estabelecimento - Foto: Sulinfoco/Divulgação/Notisul

Proprietário do Líder Atacadista busca conhecimento em procedimentos de emergência e investe em cursos aos funcionários do seu estabelecimento – Foto: Sulinfoco/Divulgação/Notisul

Para o empresário José Carlos Esser, é importante que a população tenha mais consciência no trânsito e invista em conhecimento e treinamentos preventivos. “Penso que não importa a classe social, a roupa que está vestindo ou o que está fazendo no momento, temos que ajudar ao próximo independente da situação. Estava usando uma roupa social na hora do acidente e sai na chuva para prestar socorros às vítimas. Isso chamou a atenção das pessoas, mas é só um detalhe. Já ajudei outras vezes em situações de risco e farei novamente, se for necessário”, relata José Carlos.

Ele reforça que investe em treinamentos de primeiros socorros aos seus funcionários e incentiva outros empresários a executarem o mesmo. “É fundamental que todos tenham noção de procedimentos de urgência e invistam em prevenção”, alerta o empresário.

Corpo de Bombeiro incentiva a prevenção de acidentes
O Corpo de Bombeiros é especialista em ocorrência de acidentes. O órgão afirma que é importante que as pessoas tenham conhecimento acerca de procedimentos de primeiros socorros, isso pode salvar muitas vidas. O cabo do Corpo de Bombeiros de Tubarão, Everton Diego de Medeiros, afirma que diante de uma situação como esta é necessário manter a calma, verificar a posição da pessoa atingida, e o mais importante: agir de forma a não agravar ainda mais as lesões. “Se a pessoa souber aplicar os primeiros socorros poderá salvar vítimas. Caso seja leiga no assunto, também irá ajudar orientando a vítima a permanecer imóvel e tentar acalmá-la até que o socorro especializado chegue”, orienta.

Ele relata que nesta semana uma criança foi salva por meio da orientação de um bombeiro via telefone, conforme publicado na edição desta sexta no Jornal Notisul. “Recebemos a ligação de uma mãe que estava com seu bebê engasgado com o leite. Repassamos os procedimentos e conseguimos salvar a criança. Porém, se a mãe tivesse os conhecimentos básicos, poderia ter prevenido a ação”, enfatiza.

Curso de Bombeiro Comunitário reforça efetivo local
Com o intuito de prevenir acidentes e compartilhar o conhecimento, o Corpo de Bombeiro Militar oferece o curso de Bombeiro Comunitário. Em Tubarão, algumas turmas já foram formadas e as inscrições devem abrir nos próximos meses. A primeira fase é introdutória e os alunos aprendem noções de atendimento pré-hospitalar, resgate e salvamento, para serem aplicadas na segunda fase. “Os bombeiros comunitários já nos auxiliaram em diversas situações. O curso é aberto a comunidade e é importante que a população busque essas informações”, ressalta o cabo Everton Diego de Medeiros.

Postagens Relacionadas

Comentários finalizados.

2000 - 2017 - Direitos reservados ao Jornal Notícias do Sul - Desenvolvido por GNX.