Cuidados especiais com cães peludos no verão

Cuidados especiais com cães peludos no verão

Com as altas temperaturas do Verão, é muito importante estar sempre atento aos cuidados com os pets. Contudo, vale lembrar que os cães com pelagens média e longa, por serem mais adaptados a climas mais frios, tendem a sofrer mais. A veterinária Larissa Benetolo, da Virbac do Brasil, explica como o organismo dos animais reage ao calor e orienta sobre os cuidados que se deve ter com os pets nos dias quentes.
“Quando está calor, nós produzimos suor por meio das glândulas sudoríparas, o que nos ajuda a fazer o ajuste da temperatura e “resfriar” o corpo nos períodos mais quentes. Nos humanos, essas glândulas estão distribuídas por quase toda a superfície do corpo. Nos cães, as glândulas sudoríparas estão presentes somente nos coxins, conhecidos como as “almofadas das patas”, explica Larissa. “Como o resfriamento corporal dos cães, que chamamos de “troca de calor”, é realizado apenas por essa região e pela boca, sob altas temperaturas acabam ficando mais ofegantes quando permanecem muito tempo expostos ao sol ou praticam algum exercício. Assim, precisamos ter mais atenção durante passeios e caminhadas”.
A veterinária destaca ainda que, além dos cães peludos, deve-se dar uma atenção especial também aos cães braquicefálicos (que possuem focinho curto), como os Bulldogs, Boxers e Pugs. “Eles possuem mais dificuldade de respirar e, por isso, têm mais dificuldade com a troca de calor”.

Atente-se!
* Sempre deixar água fresca à vontade, observando os potes para evitar que fiquem sem água. Se necessário, aumentar a quantidade de potes com água pela casa.
* Evitar passear nos períodos mais quentes do dia. Além de ser mais confortável, isso impede que os bichinhos queimem as patas. Os melhores horários são no início e fim do dia (até as 10 horas e após as 18 horas).
* Se o cão for de pelagem clara, aplicar protetor solar veterinário.
*Ao passear de carro com seu cão, jamais deixá-lo fechado dentro do carro.
Manter os banhos regulares e considerar uma tosa para que o cão sinta-se mais confortável.
* Verificar sempre a disponibilidade de uma área com sombra a qual o cão tenha acesso.
* Pisos frios e tapetes térmicos gelados para cães podem ser úteis para resfriar o animal, pois auxiliam na troca de calor.
* Proteger o amigo contra pulgas e carrapatos com produtos antiparasitários. No calor, a quantidade desses parasitas aumenta e as chances de o cão adquirir pulgas e carrapatos é muito maior.
Além disso, se tiver qualquer dúvida ou perceber alguma alteração no comportamento do animal por causa do calor, o dono deve procurar o médico veterinário imediatamente.

Destaque da semana!

foto-001
Pessoal, esse aumigo estava nas ruas neste estado deplorável, foi resgatado e atendido pela Dra. Huara Maccari. Está muito debilitado, desidratado, cheio de carrapatos e pulgas, e intoxicado por spray prata. Está com fratura na mandíbula, depois de se recuperar terá que passar por cirurgia. Precisamos de ajuda para o tratamento e de um lar temporário. Número da conta para quem quiser ajudar: Banco do Brasil – Agência 0201-1 – Conta corrente 49248-5, em nome de Bruna Ramos Alves.

 

foto-002
Aumigos, para adoção temos esta linda gatinha chamada Lana. Ela tem aproximadamente 8 meses, já está castrada e desvermifugada. Precisa de um lar que já tenha gatinho, pois é muito carente de outro bichinho para brincar. É muito dócil e carinhosa. Quem puder adotar esta fofura, entre em contato pelo número de telefone (48) 98421-9811.

Ajude a manter essas vidas
Infelizmente, a velocidade para doar cães e gatos não é a mesma das contas vencendo, então venho aqui para pedir ajuda. A Ivania é uma cuidadora muito dedicada e empenhada pelos seus aumigos. Ela precisa de 80 pessoas para apadrinhar um aumigo com o valor de R$ 50 mensais até que o afilhado ou afilhada seja doado ou vire estrelinha. Precisa também de doação de ração. Nos álbuns dela, no Facebook, há fotos de quase todos e você pode escolher o seu afilhado. Sem ajuda, ela não consegue dar a eles uma vida digna. Entre em contato com a Ivania pelo Whatsapp  (48) 99996-3059 ou pelo Facebook Ivania Beatriz Pires Camargo. Ou efetue um depósito na Caixa, agência 0410, operação 013, conta número 15936-1. Unidos somos mais!

Participe!
Se você, assim como eu, adora o seu aumigo e quer vê-lo aqui como nosso destaque, mande um e-mail para: a_crris@hotmail.com. Sigam-nos no Instagram @pipaminhavidadecao, Facebook www.facebook.com/minhavidadecao e Snap Minhavidadecao.

Dicas
Se você puder colocar água e ração a um cão de rua, faça. É uma iniciativa que infelizmente poucos têm, mas que salva a vidinha destes anjos de quatro patas. Com os dias muito quentes, as Ongs precisam de doações de caminhas, casinhas e ração. Pois nossos peludos também sentem sede e fome. Acolher quem necessita é um ato de amor. Vamos fazer uma corrente do bem e ajudar estes seres que transformam nossas vidas.