Falta de prevenção pode ocasionar doenças no Verão

Falta de prevenção pode ocasionar doenças no Verão

Fungos e bactérias, bicho geográfico, queimaduras e insolações são algumas

Tubarão

Verão, sol, praia, piscina… férias! Mas este conjunto de diversão pode virar ‘uma dor de cabeça’ se alguns cuidados não forem tomados. A exposição da pele a esses agentes externos exige uma atenção especial, pois várias doenças podem se desenvolver. A água e a areia podem transmitir fungos e bactérias, o que facilita o surgimento de infecções da pele.
Fezes de cães e gatos nas areias das praias causam o chamado bicho geográfico, provocado pelo Ancylostoma, um parasita presente nesses dejetos. A dermatologista Naiana Sá, de Tubarão, recomenda um cuidado maior com a higiene para evitar contaminações nessa época do ano. Segundo a doutora, evitar andar descalço em terrenos contaminados previne a ação do parasita.
Os fungos nos pés e no corpo também são mais comuns no Verão. O ambiente quente e úmido do corpo favorece o crescimento desses micro-organismos. Secar bem os pés e virilha após o banho pode prevenir o surgimento. Evitar contato direto do corpo com a areia da praia também pode impedir o famoso “pano” – a pitiríase versicolor. “Coceira, vermelhidões e descamação no corpo ou pés são sintomas de fungos”, ressalta a dermatologista.
O excesso de exposição ao sol e ao calor intenso pode provocar queimaduras e insolação. Os principais sintomas são desidratação, queimaduras na pele, dor de cabeça, mal-estar, tonturas, vômitos e falta de ar. “As pessoas com estes sintomas devem permanecer em local arejado, com sombra e hidratação por via oral”, alerta.
Conforme Naiana, deve-se ter cuidado também com a ingestão ou manipulação de frutas como limão, laranja, tangerina, salsinha e coentro, e posterior exposição solar. Isso pode causar a fitofotodermatose, uma reação inflamatória causada por substâncias produzidas por essas plantas em contato com o sol.

pag-6-mat-1-a
A dermatologista Naiana Sá, de Tubarão, recomenda um cuidado maior com a higiene para evitar contaminações

Dicas para evitar as manchas causadas pelas plantas
– Evite fazer (ou beber) limonadas, sucos de frutas, picolés, caipirinhas ao se expor ao sol;
– Lave bem as mãos sempre que manipular frutas cítricas sob o sol;
– Lave o rosto, ao redor da boca.

Atenção!
O herpes e o impetigo, causados respectivamente por vírus e bactérias, podem ocorrer mais comumente no Verão. Para evitar, os cuidados com a higiene, como lavar as mãos e não usar utensílios de pessoas infectadas, é extremamente importante.