Priscila Loch – Por mais mobilidade

Priscila Loch - Contexto Contato: contexto@notisul.com.br
Priscila Loch – Contexto
Contato: contexto@notisul.com.br

O crescimento do número de veículos registrados em Tubarão deu uma freada, indicam as estatísticas do Detran. Mas ainda não há queda, nem indícios de uma menor circulação nas estradas. A cidade fechou 2016 com uma frota de 86.963, 1.272 a mais que no fim de dezembro de 2015. Em 2015, houve acréscimo de 1.818 em comparação ao ano anterior. Já de 2014 para 2013, a diferença foi de 2.655, e de 2013 para 2012, 3.083 veículos a mais. Investir em mobilidade é mais que necessário, é primordial para manter a ordem e as perspectivas de desenvolvimento no ritmo certo. Futuro diretor de trânsito da prefeitura, Dionisio de Quadros sabe o tamanho dessa importância e cita o sistema binário como um de seus primeiros focos. Como ainda aguarda a publicação da portaria de nomeação, não dá maiores detalhes, mas garante que em breve terá novidades para contar sobre problemas que atrapalham bastante o fluxo hoje na cidade. Isso inclui medidas para organizar e melhorar o tráfego nas proximidades das escolas e, principalmente, dar jeito na novela chamada Área Azul. Dionisio fará parte da equipe de Mobilidade e Urbanismo e, a princípio, assumirá na próxima segunda-feira. Não podemos esquecer que melhorias no trânsito passam também por investimentos em transporte coletivo, construção de ciclovias, mais bicicletários, fiscalização mais intensa, campanhas de conscientização…

Mil palavras

Foto: Prefeitura de Braço do Norte/Divulgação/Notisul
Foto: Prefeitura de Braço do Norte/Divulgação/Notisul

A primeira sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Braço do Norte ocorreu na noite desta segunda-feira. Além da aprovação da ata de posse e eleição da mesa-diretora para o biênio 2017-2018, a qual Maria da Silva Kulkamp (PP) foi escolhida como presidente, a ordem do dia incluiu também o projeto de lei que muda a razão social do Hospital Santa Teresinha de sociedade para associação.

Férias coletivas e calamidade
Não sei se foi a decisão mais acertada do prefeito Nivaldo Sousa (PSB) conceder férias coletivas à maioria dos servidores da prefeitura de Capivari de Baixo depois de decretar Estado de Calamidade Financeira. A cidade precisa de muitos reparos, de um verdadeiro mutirão de reconstrução. É compreensível a justificativa de que não há material para as equipes trabalharem e falta dinheiro para investir, mas há situações em que é possível usar da criatividade para resolver os problemas. O povo não vai se sentir bem se procurar algum serviço e constatar que não há expediente em pleno início de um novo governo. O atendimento de uma forma geral vai ser restabelecido no dia 8 de fevereiro.

• Uma correção à informação publicada no Mil Palavras do último fim de semana: o índice de mortes por afogamento em áreas guarnecidas por guarda-vidas do 8º Batalhão do Corpo de Bombeiros continua zerado. A morte de José Carlos da Rosa, 34 anos, em Itapirubá, Imbituba, no primeiro dia do ano, ocorreu a mais de 200 metros do posto de guarda-vidas, embora haja rondas preventivas no canto onde ocorreu o acidente.

• Questionado pela colunista se há muitos abacaxis para descascar neste início de governo, o prefeito de Pescaria Brava, Deyvisonn Souza (PMDB), respondeu: “Meu Deus”. Ele não precisa falar muito mais para imaginarmos o quanto de problemas terá que resolver.

• Diante dos frequentes alagamentos os quais a água da chuva se mistura ao esgoto apesar dos investimentos em saneamento, uma coletiva será concedida hoje pelos técnicos da Casan e gestores da prefeitura de Laguna. A entrevista está marcada para iniciar às 10 horas, no gabinete do prefeito Mauro Candemil (PMDB). Serão detalhadas informações sobre a capacitação gratuita que será oferecida a pedreiros da região sobre como fazer de forma adequada a conexão dos imóveis ao sistema de esgotamento sanitário.

Sobe

Sexta de Compras
Ocorre nesta semana, em Imbituba, a primeira edição da Sexta-feira de Compras, quando o comércio de Imbituba ficará aberto em horário estendido, até as 22 horas, com outras atrações. O evento substituirá o Sábado Legal.

Desce

Desatualizados
Os sites de algumas prefeituras da região estão bem desatualizados. Além das equipes antigas ainda constarem como governo atual, tem municípios onde as últimas notícias postadas são de meados do ano passado.

De quem é a opinião?

Foto: Bertoldo Weber/P. de São Ludgero/Notisul
Foto: Bertoldo Weber/P. de São Ludgero/Notisul

“Isso demonstra que fazemos gestão com responsabilidade”.

O prefeito de São Ludgero, Volnei Weber (PMDB), receberá na próxima segunda-feira a Medalha Brasil-Suíça “Destaque do Ano” – Certificado de Qualidade Total, em Recife, por integrar o grupo dos 50 melhores gestores públicos municipais do Brasil. Realizada em setembro de 2016, a pesquisa avaliou áreas do social, educação, saúde, infraestrutura, transparência pública e qualidade de vida.

Do leitor

Heróis de verdade
Existem os heróis fantasiosos de histórias em quadrinhos e de filmes. Também tem os ‘heróis reais. Estes chamamos de bombeiros (sejam socorristas, combatentes ao fogo, administrativos e outros departamentos) e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Merecem todo o nosso respeito e admiração. Congratulações a todos – Jose Silva.

Afogamentos
Crianças e piscina não combinam… Tem que ficar de olhos abertos e nem piscar. É sério – Elenice Alves – Imbituba.

Placas informativas
Muito boa a notícia sobre a instalação de placas informativas sobre segurança nas praias em Imbituba, seria interessante também colocar nas entradas das cidades, como Laguna, Capivari, Tubarão. Para quem é turista, é muito importante, mas infelizmente não ocorre. Fica a dica! – Salete Sorato – Tubarão.