Ex-policial civil lança livro com textos poéticos

O que seriam Lágrimas de fogo? Para o escritor Atanazio Lameira, esta é uma metáfora para descrever um vulcão em atividade. É também o título de um poema que dá nome ao seu novo livro, ainda sem data para ser lançado.

Lameira define a obra como uma coleção de prosa poética. Geralmente, pequenos textos, com ou sem rima, em prosa ou em verso. São 80 páginas guardadas em uma capa que reproduz um quadro de autoria de seu irmão recém-falecido, Mauri Lameira. O autor levou cerca de quatro meses para concluir o livro, mas, antes de dar início de fato à obra, já havia produzido alguns textos que acabaram entrando na coletânea.

Os textos tratam de diversos assuntos, entre eles a filosofia. Eles têm também um estilo muito ao gosto de Lameira, que são as frases curtas, mas de efeito. Como o livro é uma produção independente, foram feitos 100 exemplares, que devem ser lançados no fim do ano, segundo o autor. “Tive de bancar a impressão, porque, se for correr atrás de patrocínio, demora, é muita espera. Já tenho 58 anos, não tenho tempo a perder”, comenta.

Este é o segundo livro de Lameira; o primeiro – Sinfonia do acaso – foi lançado no ano passado. Mas, desde pequeno, ele já tinha interesse pelas palavras e hoje lista como sua referência na literatura nomes como Machado de Assis, Mário Quintana e Carlos Drummond de Andrade. “São clássicos, dão uma verdadeira aula para quem quer escrever”, explica.

Policial civil aposentado desde 2013, Lameira, em breve, terá de conciliar a sua produção literária com outra atividade. Ele agora aguarda sua carteira da Ordem dos Advogados do Brasil para iniciar em Laguna sua carreira como advogado criminal em um escritório próprio.