Iata

Colunas

A atividade física e o consumo de calorias

Hudson Jr. e Tahyse Stapassoli -

30 de Maio de 2009 às 00:00min

Hudson Jr. e Tahyse Stapassoli
A atividade física pode aumentar a taxa metabólica basal, que é o número de calorias usado pelo corpo em repouso. O aumento da taxa metabólica basal é de aproximadamente 10% e dura possivelmente 48 horas depois de completar a atividade.
• A atividade ajuda o consumo de calorias. O número de calorias usado depende do tipo de intensidade da atividade e do peso do corpo da pessoa.
• A atividade física ajuda a reduzir o apetite.
• Para perder peso, a atividade física pode reduzir a gordura corporal e é mais benéfica se for combinada com uma menor ingestão de calorias.
• A atividade física também ajuda a manter o controle de peso.

Variáveis
A seguir, algumas variáveis quando se realiza alguma atividade física e consumo de calorias:
• Tempo: a quantidade de tempo gasto em atividades físicas afeta a quantidade de calorias a ser consumida. Por exemplo, caminhar por 45 minutos queimará mais calorias que caminhar por 20 minutos.
• Peso: o peso corporal de uma pessoa que pratica a atividade física também tem impacto na quantidade de calorias queimadas. Por exemplo, uma pessoa de 120 quilos queimará mais calorias caminhando por 30 minutos que uma pessoa de 90 quilos.
• Ritmo: o ritmo a que uma pessoa realiza as suas atividades físicas também afeta a quantidade de calorias queimadas. Por exemplo, andar a 5 km/h queimará mais calorias que andar a 2,5 km/h.

Taxa metabólica basal
A taxa metabólica basal é responsável pela maior parte das calorias consumidas. É baseada nas funções do corpo, tais como a respiração, digestão, frequência cardíaca e função cerebral. A idade, o sexo, o peso e o tipo de atividade física influenciam a taxa. Essa taxa aumenta com a quantidade de tecidos musculares que a pessoa tem e diminui com a idade.

Além da queima de calorias, a taxa metabólica basal aumenta durante a atividade física e também depois dessa atividade. A taxa pode permanecer alta de seis a 24 horas depois de 30 minutos de um tipo moderado de atividade. Para muitas pessoas, essa taxa pode aumentar em 10% pela 48 horas seguintes à atividade. Por exemplo, depois da atividade física, mesmo que a pessoa seja sedentária e esteja assistindo televisão, o seu corpo usará mais calorias que o normal.

Atividade física e o apetite
A atividade física a um ritmo moderado não aumenta o apetite. Em algumas situações, o apetite das pessoas diminui. As pesquisas indicam que o aumento de apetite depois da atividade física é maior em pessoas obesas que em pessoas que tem o peso ideal.

Perda de gordura corporal
Uma pessoa perde 25% de sua massa corporal e 75% de sua gordura com a perda de peso somente por meio de redução de calorias. Em combinação com a atividade física, a perda de gordura é de 98%.

Enquete

• Você concorda com os pontos facultativos decretados pelo poder público em época de feriados prolongados?

Opções
Veja enquetes anteriores

Colunas e blogs

Ver todas as colunas

Virtualiza Comunicação