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Dormir depois do almoço engorda?

Hudson Jr. e Tahyse Stapassoli -

11 de Outubro de 2008 às 00:00min

Hudson Jr. e Tahyse Stapassoli
Não, descansar ou dormir 20 minutos após o almoço pode até melhorar a digestão. Nesse momento, o corpo concentra as energias para o sistema digestivo, facilitando o processo. O mesmo não ocorre à noite. Neste período, o metabolismo está mais lento. O que vai comer a mais acaba estocando sob a forma de gordura para ser gasto pelo corpo quando estiver em atividade, por isso, antes de dormir, o melhor é fazer refeições leves.

Como medir a pulsação e
calcular a zona alvo de treinamento

Segundo o fisiologista Mcardle e seus colaboradores, a capacidade aeróbica melhora se o exercício for de intensidade suficiente para fazer aumentar até pelo menos 70% da frequência cardíaca máxima (FCM). Apesar dos indivíduos pensarem que quanto mais intenso for o exercício, melhor será para aprimorar o condicionamento, a idéia é falsa, pois há um limiar onde o indivíduo não obterá ganhos adicionais. Por isso, estabelece-se uma zona alvo de treinamento com valores mínimos e máximos para melhor aproveitamento tanto cardíaco como no condicionamento físico geral, de acordo com a idade do indivíduo.

Como calcular a zona alvo de treinamento?
De acordo com João Carlos Bouzas Marins, fisiologista do Laboratório de Performance Humana da Universidade Federal de Viçosa (MG), a FCM não depende apenas da idade, mas também do sexo e o tipo de exercício. Conforme Nabil Ghorayeb, responsável pelo setor de esporte da Sociedade Brasileira de Cardiologia, “a fórmula antiga (220-idade) traz riscos à saúde e estas novas são mais precisas”. Mas ele lembra que o exame ergoespirométrico (teste de esteira com análise da quantidade de oxigênio e gás carbônico que entram e saem dos pulmões) ainda é a melhor forma para determinar o limite cardíaco.
Portanto, ele sugere: veja como calcular a sua frequência cardíaca máxima (FCM):
• Caminhada, corrida e remo (homem e mulher): FCM = 208,75 - (0,73 x idade).
• Ciclismo (homem) : FCM = 202 - (0,72 x idade).
• Ciclismo (mulher) : FCM = 189 - (0,56 x idade).
• Natação (homem e mulher): FCM = 204 - (1,7 x idade).

(FCT): FC repouso + [(percentual de trabalho) x (FCM - FCrepouso)].
Obs: FC repouso: em repouso, conte os batimentos cardíacos de um minuto. Percentual de trabalho: para queimar gordura, use 0,5 ou 0,65. Para a capacidade cardiorespiratória, use o valor 0,75.

Como sentir os batimentos cardíacos?
• Usar o indicador e o dedo médio;
• Colocá-los sobre o punho, na direção do polegar (figura);
• Contar o número de batimentos em 15 segundos;
• Começar do zero;
• Multiplicar por 4.

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