Iata

Colunas

O que é o fisiologista?

Hudson Jr. e Tahyse Stapassoli -

04 de Julho de 2009 às 00:00min

Hudson Jr. e Tahyse Stapassoli
Atualmente, há uma grande procura pela prática de atividades físicas. Porém, a falta de orientação especializada e adequada aos objetivos e limitações de cada pessoa acaba por conduzi-las à prática de exercícios sem nenhum tipo de avaliação, pondo em risco a sua saúde, principalmente aqueles com mais de 35 anos que apresentam fatores de risco cardiovasculares. Isso faz da avaliação física um componente indispensável para a elaboração de um correto e eficiente programa de exercícios.

Prestação de serviços
Em virtude da necessidade, hoje já podemos contar com profissionais da saúde que antes só eram encontrados em grandes clubes, prestando serviços a somente poucos renomados atletas. Esse profissional ganha cada dia mais espaço e confiança da geração saúde. Esse profissional é o fisiologista, que se especializa em estudar a vida, o corpo humano, submetendo-o a variáveis como: frio, calor, exercício, altitude, profundidade, manhã, tarde, noite, criança, jovem, adulto, idoso, mulher, homem... Para poder estudar, entender e, por fim, saber como proceder em cada tipo específico de corpo, visando os objetivos almejados.

Vantagem
Se perguntarem para mim qual é a vantagem ou o objetivo do fisiologista, com certeza, eu direi que é a certeza de chegar mais rapidamente às metas traçadas (emagrecimento, hipertrofia muscular, explosão, velocidade, resistência, aumento de condicionamento físico...) sem que haja prejuízo à saúde.

Aplicações da musculação
A utilidade e importância do treinamento com pesos (como também se denomina a musculação) tem sido cada vez mais abrangente pelo seu leque variado de aplicações. Os estudos têm apontado cada vez mais para a musculação como excelente forma de tratamento e prevenção, sendo que atualmente temos as seguintes aplicações:
• Terapêuticas: para tratar de lesões corporais e correção postural;
• Profiláticas: para prevenir doenças como a osteoporose;
• Psicológicas: para aliviar a mente de tensões do dia-a-dia. Diminuição da agressividade e ansiedade.
• Estéticas: para modificar a massa corporal, objetivando formas esteticamente desejáveis.
• Específicas: para aprimorar uma qualidade física específica necessária para um melhor desempenho esportivo de determinada modalidade esportiva.

Musculação
Portanto, faça musculação e os resultados irão aparecer. Mas lembre-se de sempre procurar uma academia registrada e que tenham profissionais formados habilitados para lhe atender.
Exercícios são muito bons, desde que realizados corretamente.

Boa Semana!

Enquete

• Você confia na arbitragem do futebol catarinense e brasileiro? Acha que haverá erros na Copa ou será tudo uma maravilha?

Opções
Veja enquetes anteriores

Colunas e blogs

Ver todas as colunas

Virtualiza Comunicação