• Aquasol

Colunas

O que é o fisiologista?

Hudson Jr. e Tahyse Stapassoli -
Hudson Jr. e Tahyse Stapassoli
Atualmente, há uma grande procura pela prática de atividades físicas. Porém, a falta de orientação especializada e adequada aos objetivos e limitações de cada pessoa acaba por conduzi-las à prática de exercícios sem nenhum tipo de avaliação, pondo em risco a sua saúde, principalmente aqueles com mais de 35 anos que apresentam fatores de risco cardiovasculares. Isso faz da avaliação física um componente indispensável para a elaboração de um correto e eficiente programa de exercícios.

Prestação de serviços
Em virtude da necessidade, hoje já podemos contar com profissionais da saúde que antes só eram encontrados em grandes clubes, prestando serviços a somente poucos renomados atletas. Esse profissional ganha cada dia mais espaço e confiança da geração saúde. Esse profissional é o fisiologista, que se especializa em estudar a vida, o corpo humano, submetendo-o a variáveis como: frio, calor, exercício, altitude, profundidade, manhã, tarde, noite, criança, jovem, adulto, idoso, mulher, homem... Para poder estudar, entender e, por fim, saber como proceder em cada tipo específico de corpo, visando os objetivos almejados.

Vantagem
Se perguntarem para mim qual é a vantagem ou o objetivo do fisiologista, com certeza, eu direi que é a certeza de chegar mais rapidamente às metas traçadas (emagrecimento, hipertrofia muscular, explosão, velocidade, resistência, aumento de condicionamento físico...) sem que haja prejuízo à saúde.

Aplicações da musculação
A utilidade e importância do treinamento com pesos (como também se denomina a musculação) tem sido cada vez mais abrangente pelo seu leque variado de aplicações. Os estudos têm apontado cada vez mais para a musculação como excelente forma de tratamento e prevenção, sendo que atualmente temos as seguintes aplicações:
• Terapêuticas: para tratar de lesões corporais e correção postural;
• Profiláticas: para prevenir doenças como a osteoporose;
• Psicológicas: para aliviar a mente de tensões do dia-a-dia. Diminuição da agressividade e ansiedade.
• Estéticas: para modificar a massa corporal, objetivando formas esteticamente desejáveis.
• Específicas: para aprimorar uma qualidade física específica necessária para um melhor desempenho esportivo de determinada modalidade esportiva.

Musculação
Portanto, faça musculação e os resultados irão aparecer. Mas lembre-se de sempre procurar uma academia registrada e que tenham profissionais formados habilitados para lhe atender.
Exercícios são muito bons, desde que realizados corretamente.

Boa Semana!

Enquete

Você costuma ler as informações nutricionais nas embalagens dos alimentos?

Opções
Veja enquetes anteriores

Colunas e blogs

Ver todas as colunas

Virtualiza Comunicação