Colunas

Tumor x câncer

Daisson José Trevisol e Fabiana Schuelter Trevisol - daisson.trevisol@unisul.br

20 de Julho de 2010 às 00:00min

Daisson José Trevisol e Fabiana Schuelter Trevisol
As pessoas sempre se perguntam qual a diferença entre tumor e câncer. Vamos tentar conceituar e explicar esses termos.

As células em nosso corpo estão em constante mudança. Umas estão nascendo, enquanto outras estão morrendo, sendo substituídas gradativamente. Às vezes, por diversos motivos, na multiplicação celular, uma célula tem alteração em seu DNA e, em vez de formar a célula que deveria, forma uma célula diferente. Essa célula diferenciada começa a se proliferar, mais rapidamente que as células normais, e é uma massa ou tecido sem função vital em nosso corpo, também chamada de neoplasia.

Neoplasia
A neoplasia (neo = novo + plasia = formação) é o termo que designa alterações celulares que acarretam um crescimento exagerado destas células, ou seja, proliferação celular anormal, sem controle, autônoma, na qual reduzem ou perdem a capacidade de se diferenciar, em consequência de mudanças nos genes. A neoplasia pode ser maligna ou benigna. Portanto, neoplasia é sinônimo de tumor, e este pode ser classificado como benigno ou maligno.

Tumor benigno
O tumor benigno refere-se à neoplasia que não tem capacidade de fazer metástase, ou seja, invadir outros tecidos ou órgãos e migrar para outras regiões do corpo. Portanto, são as células alteradas que são restritas (autolimitadas) a uma parte do corpo e que não provocam a morte do paciente. Contudo, esses tumores, muitas vezes, precisam ser retirados ou tratados, pois podem comprimir algum órgão do corpo, causando danos ou, após determinado período de tempo, podem transformar-se em um tumor maligno, dependendo do tipo.

Tumor maligno = câncer
O tumor maligno é aquele que apresenta características invasivas e de metástase, com rápido crescimento e disseminação, que, se não descoberto e tratado precocemente, pode ocasionar a morte do paciente. Tudo isso depende do tipo de câncer e da resposta do paciente a essa doença.

O que pode alterar o DNA das células e causar tumores?
Nem todos os tipos de tumores têm causas conhecidas, mas alguns fatores já foram determinados pela ciência: alterações genéticas definidas também por hereditariedade (mulheres com câncer de mama podem transmitir o gene para filhas, netas...), radiação (micro-ondas, raios solares), produtos químicos (drogas, cigarro, álcool), alguns vírus, entre outros.
Prevenção

• Fazer exames de rotina; • Ter hábitos de vida saudáveis; • Evitar a exposição solar entre 10 e 16 horas, e usar filtro solar; • Em caso de histórico de tumor na família, fazer acompanhamento com especialista.

Enquete

Quem deve pagar a conta de energia dos acessos às cidades do sul do estado pela BR-101?

Opções
Veja enquetes anteriores

Colunas e blogs

Ver todas as colunas

Virtualiza Comunicação