Cerca de 700 pessoas já fizeram ou ainda estão em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (Caps AD) Dr. Bráulio Escobar Filho, em Tubarão. Uma equipe multidisciplinar auxilia os dependentes químicos e alcoolistas a deixarem o vício e voltarem a fazer parte da sociedade.
Muitos dos pacientes são viciados em crack. Até mesmo crianças são encaminhadas para tratamento. Através do Caps AD, são feitas internações, em casos mais graves, em hospitais de Urussanga, Criciúma, Laguna, Florianópolis, Lauro Müller. Os pacientes geralmente são encaminhados por equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), Presídio de Tubarão e outras entidades. Também há casos de pacientes que procuram o centro diretamente.
A avaliação de um psiquiatra determina qual o tratamento é indicado para cada paciente. No Caps AD, eles participam de terapia individual ou de grupo, além das consultas médicas. Dependendo do grau de dependência, algumas pessoas passam até três dias por semana na casa, e recebem todas as refeições.
O quadro de pessoal é composto por um psiquiatra, uma psicóloga, um clínico geral, uma enfermeira, um técnico em enfermagem, motorista, cozinheira, uma artesã e integrantes da administração.
Centro de recuperação
Desde 20 de junho de 2010, Tubarão conta com um espaço para tratamento e recuperação de dependentes químicos e alcoolistas. O Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps AD) Dr. Bráulio Escobar Filho está instalado em uma casa localizada no fim da avenida Marcolino Martins Cabral, nº 3.472, no bairro Passagem, após o Quartel do Exército. Funciona das 8 às 18 horas.
O tratamento é realizado através de atendimento individual; atendimento grupal; atendimento aos familiares; oficinas terapêuticas; visitas domiciliares; atendimento clínico; orientações pedagógicas preventivas para a comunidade, entre outras atividades oferecidas regularmente, de acordo com a necessidade de cada um. Para mais informações, o telefone é 3632-7368.