Segurança

GM de Tubarão

Experiência é apresentada em Criciúma

O evento também serviu como encerramento do curso de formação da segunda turma da Cidade Carbonífera.

09 de Maio de 2013 às 00:14min

Tubarão

A experiência da Guarda Municipal de Tubarão com o uso do armamento foi apresentada, esta semana, em Criciúma, para representante de conselhos de segurança e do legislativo, Polícia Civil e GMs da Cidade carbonífera.
Alguns guardas de Tubarão explanaram a respeito do tema ‘O papel dos Guardas Municipais e a Gestão Integrada da Segurança Pública’. Os profissionais de Criciúma não usam armas e têm como referência os municípios de Tubarão e Florianópolis.

O guarda municipal Jader de Freitas representou o secretário de segurança e patrimônio da prefeitura da Cidade Azul, Claudemir da Rosa. Além de explicar como foi o processo de autorização do porte de armas, no fim de 2011, Jader também falou sobre a rotina diária de trabalho.

Ele enfatizou que a guarda deve trabalhar sempre de forma preventiva e reforçou o artigo 144 da Constituição, que assinala que a segurança pública é responsabilidade de todos.
“Explanei sobre as vantagens de estarmos armados e o que mudou depois disto. A presença de um guarda armado nas ruas inibe a ocorrência de crimes”, destacou Jader.

Segunda turma levará nome do guarda Marcelo

O evento realizado em Criciúma, esta semana, também foi marcado pelo encerramento do curso de formação da 2ª turma da Guarda Municipal da Cidade Carbonífera. A formatura ocorrerá nos próximos dias e o novo grupo levará o nome de Marcelo Goulart Silva.

O guarda de 33 anos, de Tubarão, trabalhava quando foi morto por bandidos, após um assalto à Relojoaria Oriente, no Beco do Simão, no centro da cidade.
O crime ocorreu em fevereiro de 2011. Oito meses depois do assassinato de Marcelo, a Guarda Municipal de Tubarão passou a atuar armada.


Enquete

Quem deve pagar a conta de energia dos acessos às cidades do sul do estado pela BR-101?

Opções
Veja enquetes anteriores

Colunas e blogs

Ver todas as colunas

Virtualiza Comunicação