Penitenciária é descartada para Laguna

Penitenciária é descartada para Laguna

Prefeito Mauro Candemil disse que o caso é um assunto encerrado.

Laguna

Proposta polêmica que dividiu a opinião entre os moradores, a instalação de uma penitenciária industrial em Laguna agora está descartada. A afirmação foi feita pelo prefeito Mauro Candemil, ontem, durante entrevista coletiva.

“Penitenciária em Laguna é um caso encerrado. Vai para outra cidade”, disse. “Eu apresentei algo que me foi sugerido e poderia trazer investimentos para a cidade. Mas, se o povo não quer, não vai ter”, acrescentou Candemil.

O prefeito afirma que há pelo menos outras duas cidades com interesse na penitenciária, que deve representar um investimento de cerca de R$ 40 milhões vindos do governo federal. A escolha deve ser feita entre São Bento do Sul e São Cristóvão do Sul, segundo Candemil.

Em fevereiro, quando a informação começou a ser divulgada, o prefeito Mauro Candemil esclareceu que a proposta foi feita ao município pela secretária Ada de Luca. Ele afirmou, na época, que a penitenciária teria capacidade para cerca de 500 detentos de baixa periculosidade.

Uma das possibilidades em análise era de que a obra fosse erguida em uma parte dos 20 hectares de terras pertencentes à Companhia de Desenvolvimento Industrial de Santa Catarina (Codisc) na região do Mato Alto, na entrada da cidade. Como o órgão foi extinto, o seu patrimônio passou a ser administrado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc), que exige a saída de moradores do local por meio de pedido de reintegração de posse.

Hoje cerca de 120 famílias vivem no terreno. Algumas delas, consideradas de vulnerabilidade econômica, devem receber algum tipo de assistência do município, de acordo com o prefeito.

Em reportagem publicada pelo Notisul, o assessor jurídico da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc), Valdemiro Adauto de Souza, afirmou que uma parte do terreno na região do Mato Alto seria mesmo destinada à construção da penitenciária.