Biodanza: Sistema incentiva integração afetiva

Biodanza: Sistema incentiva integração afetiva

Tubarão

“Um sistema que reintegra os seres humanos para viver a vida plenamente, com toda a sua intensidade.” É assim que o antropólogo e psicólogo chileno Rolando Toro Araneda define o sistema biodanza, criado nos anos 1960 por ele mesmo. Segundo o especialista, as pessoas, pouco a pouco, tem esquecido a importância de coisas tão fundamentais para conseguir uma vida feliz, como respirar, caminhar, comunicar emoções e sentimentos, compartilhar, amar… esquecem de sentir. O sistema proporciona uma integração afetiva e autoconhecimento, baseado em “vivências” (experiências intensas no aqui e agora) criadas por meio de movimentos de dança com músicas selecionadas, que dentro do grupo contribuem para a renovação e reaprendizagem das funções originárias da vida (instintos).

O empresário Constantino Rodrigues Freitas, proprietário da Shambala Produtos Naturais, em Gravatal, desde 2010 se aperfeiçoa na biodanza. O sistema já é praticado no espaço, nas Termas do Gravatal, toda terça-feira por um grupo que busca aumentar a inteligência afetiva. “Nesse espaço criamos uma permissividade de expressar nossos sentimentos. O objetivo é disseminar a cultura do amor e do afeto utilizando uma metodologia simples e efetiva que facilita a conexão de cada um consigo mesmo, com os semelhantes e com o universo”, relata.

Aula experimental atrai novos adeptos
Apesar dos efeitos terapêuticos, também tem sido considerado uma pedagogia da arte de viver, uma poética do reencontro humano e um convite para que se crie uma nova cultura baseada no som da vida. O sistema vem chamando a atenção de pessoas que buscam ter essa intensidade. Na sexta-feira ocorreu uma aula experimental no Shankara Espaço de Yoga, no bairro Passagem, em Tubarão. De acordo com a proprietária Aline Miguel, o local já desenvolve a ioga, meditações, retiros, e agora pretende inserir a biodanza. “É algo apaixonante e estamos iniciando aqui esse novo sistema. Ficamos felizes em ver o sorriso no rosto de cada participante”, ressalta. Os objetivos são a promoção da saúde, da consciência ética e da alegria de viver.

Nossa equipe fez algumas imagens para mostra um pouco de como é a Biodanza: