Santa Catarina tem safra recorde de cebola

Santa Catarina tem safra recorde de cebola

Maior produtor de cebola do país, Santa Catarina investe em tecnologias e tem safra recorde de 630 mil toneladas. Os produtores catarinenses ampliaram a produtividade chegando a uma média de 29,7 toneladas por hectare, e não é raro encontrar produtores que colheram mais de 50 toneladas por hectare. Os números foram divulgados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa/Epagri) no Boletim Agropecuário deste mês.

Santa Catarina tem mais de 20 mil hectares destinados ao cultivo de cebola, 36% de toda área plantada de cebola do país. Com a alta na produtividade – o rendimento foi 46,9% superior ao da última safra – e o aumento na área plantada, os produtores colhem a maior safra da história.

Em regiões como Campos de Lages e Joaçaba a produtividade superou as 48 toneladas por hectare e as colheitas foram de, respectivamente, 8,9 mil toneladas e 11,2 mil toneladas. Sem contar a maior região produtora: Ituporanga encerrou a safra 2016/17 com 233 mil toneladas produzidas em 8,1 mil hectares.

Para a próxima safra, as estimativas do Cepa/Epagri são de que haja uma redução na área plantada, devido, principalmente, às dificuldades de mercado enfrentadas pelos produtores. Porém sem maiores impactos na produção, que deve girar em torno de 573,9 mil toneladas. Ituporanga deve colher 222 mil toneladas em 7,9 mil hectares.