Mudanças climáticas: Frente fria deve chegar hoje no Estado

Mudanças climáticas: Frente fria deve chegar hoje no Estado

Entidades montam força-tarefa para enfrentar possível nevasca em São Joaquim e região.

São Joaquim

A massa de ar polar se deslocava ontem no Chile e Argentina e começou a influenciar uma acentuada queda de temperatura no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

As previsões de neve e frio intenso no Sul alertou os órgãos públicos e na tarde de ontem ocorreu uma reunião no gabinete do prefeito de São Joaquim, e outro encontro também em Lages, a fim de discutir as ações para proteger a população.

Entidades farão parte da força-tarefa, que será coordenada pelas defesas civis municipais. Em São Joaquim, Jeep Clube, Bombeiros, Polícia Militar, Rotary, Rotaract, Hospital e Defesa Civil estão organizados caso aconteça problemas em função de neve e congelamento.

De acordo com o meteorologista Ronaldo Coutinho, que também participou da reunião, o declínio da temperatura pode causar danos com o congelamento de canos em residências, por exemplo. “Atenção aos turistas que vão subir a serra usem anticongelante no radiador do carro, cuidado com os moradores de rua, risco de hipotermia. Animais também merecem cuidado com o frio intenso” alertou Coutinho.

Segundo a previsão dos meteorologistas, hoje pode ocorrer chuva fraca no decorrer do período podendo diminuir bem as nuvens no fim do dia ou noite na maioria das áreas. Chance de chuva congelada misturada ou não com neve do Oeste ao Meio-Oeste e Serra e neve mais intensa no planalto Sul. Tem risco de ser forte ao longo do dia em vários pontos do topo da Serra, bem mais na região do Morro da Igreja, Campos de Santa Bárbara, Campos dos Padres, Mundo Novo e região do Cruzeiro. Cidades mais favorecidas a neve moderada a forte serão São Joaquim, Urupema, Bom Jardim.

 

Foto: Blog Mapa na Mão/Divulgação/Notisul