Silvana Lucas
Jaguaruna
“Esta 99% acertado”, informa Walmir dos Santos da Silva Júnior, gerente de segurança da RDL, empresa responsável pela administração do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, ao comunicar que a direção da TAM já assinou uma carta de intenções em operar no aeródromo da Cidade das Praias.
Para Walmir, a visita realizada ontem, por técnicos da TAM, consolida que os programas e trabalhos de segurança estão adiantados. “Os vistoriadores da empresa ficaram satisfeitos com todo o setor”, ressalta Walmir, que completa ao destacar que falta somente a instalação, pelo próprio fabricante, dos equipamentos para ativar a máquina de raio X e o detector de metais, aparelhos que já estão no local.
Conforme o gerente de operações do empreendimento, Fernando de Castro, está é a segunda vez que técnicos da TAM visitam o aeroporto. “Na semana passada, veio uma equipe para verificar a segurança operacional. Hoje (ontem), foram funcionários responsáveis pelos setores de tecnologia de informação, estrutura, manutenção, almoxarifado e rampa”, conta Fernando.
De acordo com Fernando, as visitas foram organizadas pela própria empresa aérea. “Após esta vistoria, os demais trâmites devem ocorrer entre os diretores da TAM e o executivo estadual”, informa
A remodelagem da sala e uma maior área de rampa, ambas de embarque, foram sugestões já anunciadas pelos funcionários da TAM, que na primeira visita não se pronunciaram.
Voos
Quando o contrato for assinado entre as partes, que segue sem previsão, o itinerário deverá ser Jaguaruna-Congonhas, em São Paulo, e vice-versa, em voos sem horário e data ainda não definidos.
Investigações do Ministério Público
O processo investigado pela Polícia Federal e denunciado pelo Ministério Público de Tubarão contra o governo do estado, referente aos crimes da lei de licitações (Lei 8.666/93) nas obras do aeroporto, em Jaguaruna, ganharam novos rumos. Agora, aguarda decisão em instância superior na 1ª Vara Federal da Cidade Azul, com audiência marcada para o próximo dia 7. Conforme o gerente de segurança da RDL, Walmir dos Santos da Silva Júnior, as investigações não referem-se a empresa, já que a contratação da RDL ocorreu após as licitações.
