
Tubarão
O consórcio formado pelas empresas Engedal-Cima (EnCi), contratado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit-SC), para a construção da ponte sobre o Rio Tubarão, na BR-101 sul, iniciou ontem os trabalhos para ligar a estrutura à pista da rodovia federal. Nesta semana, o consórcio retirou os tapumes das cabeceiras e do pavimento do pátio de vigas da cabeceira norte.
O trabalho ainda se restringe ao limite do lote de obras contratado e será expandido para ligar a estrutura à plataforma da rodovia. Na cabeceira norte, os trabalhos fluirão para unir a ponte até o início do viaduto de acesso ao bairro Morrotes. Já na cabeceira sul, os serviços vão definir o tráfego para a ponte e também no sentido oposto, direcionando o fluxo para dentro do túnel do Morro do Formigão, próximo à entrada do bairro Sertão dos Corrêa.
O consórcio também avança para finalizar a instalação da ferragem estrutural sobre o oitavo vão da ponte sobre o Rio Tubarão. Sete vãos estão concluídos, quatro deles com as proteções laterais finalizadas. O nono – e último, recebe as escoras e a caixaria para ser finalizado.
Após concluída, a ponte terá 340,8 metros de comprimento por 12,1 metros de largura, com duas faixas de rolagem, acostamento e guarda rodas (proteções laterais de concreto). A travessia receberá somente o fluxo de veículos no sentido norte. Na duplicação da BR-101 sul, em Santa Catarina, o Dnit/SC construiu 29 pontes e adequou e reforçou outras 14 estruturas, todas elas liberadas para tráfego. Outras duas estão projetadas para serem construídas dentro das obras complementares, ambas no quilômetro 329,9, no Rio Capivari.