Início Segurança Adolescentes envolvidos em homicídios em Imbituba serão transferidos para Joaçaba

Adolescentes envolvidos em homicídios em Imbituba serão transferidos para Joaçaba

Imbituba


O adolescente de 16 anos que confessou ter matado um jovem de 20 anos em Imbituba nesta semana será transferido para o Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) de Joaçaba. Ele aguardava uma vaga desde esta quarta-feira (6), quando se apresentou na Delegacia de Polícia Civil da cidade. O homicídio foi registrado na última terça (5).

Luan Gonçalves foi morto na comunidade da Divineia, que apresenta alguns conflitos sociais e pontos de tráfico de drogas. Após o autor dar depoimento acompanhado de responsáveis e de um advogado, ele ficou detido na Delegacia aguardando uma possível decisão por uma internação por ato infracional análogo ao homicídio.

A principal motivação do ato infracional, segundo testemunhas, teria sido uma discussão de trânsito entre os dois, que eram conhecidos e tinham algumas ‘coisas’ em comum, segundo amigos.

O adolescente não trabalha ou estuda e possui contra si diversos registros de atos  infracionais por tráfico, posse de entorpecentes, porte ilegal de arma, entre outros, é acusado de ter disparado os três tiros que mataram Luan, na porta da casa onde a vítima morava com a esposa e a avó, esta última testemunhou o assassinato. 

Segundo a Polícia militar, uma testemunha relatou que, pouco antes do crime, o autor estava na casa da vítima, com quem discutiu, foi embora e pouco depois retornou conduzindo uma motocicleta e, do portão, chamou Luan. 

Ainda de acordo com a PM, a testemunha relatou ainda que, por volta de meio-dia, ao abrir a porta de sua residência para atender ao chamado, Luan, que também possuía antecedentes criminais por tráfico, posse de drogas, porte ilegal de arma de fogo, injúria, entre outros delitos, foi alvejado pelo adolescente e morreu na hora.

Este foi o 29º homicídio do ano na Amurel, o 5º em Imbituba. No mesmo dia da morte de Luan, um corpo foi encontrado à margem da Lagoa da Ibiraquera. Um dos autores deste assassinato também é adolescente, de 17 anos, e será levado também para o Casep do Meio-Oeste, provavelmente na manhã deste sábado (9). Neste caso há mais pessoas envolvidas, além do menor, três adultos, uma jovem de 23 anos natural de Garopaba, um jovem de 29 anos natural de Imbituba e um homem de 32 anos também de Garopaba. O delegado responsável por este inquérito, Juliano Baesso, lavrou Auto de Prisão em Flagrante contra os adultos e Auto de Apreensão contra o adolescente. Em seguida, Juliano representou ao Poder Judiciário pela prisão  dos adultos e pela internação provisória do adolescente, pedidos que foram acatados, respectivamente pela 2ª vara criminal e pelo juizado da infância e juventude da comarca de imbituba. “Deveremos concluir este caso na próxima quarta-feira”, adianta o delegado. A vítima era Emanoel Zanelato, 22, natural de São José e morador de Garopaba. “Já sabemos que estavam todos juntos, agora vamos apurar os detalhes deste fato e o que realmente ocorreu. Preciso esperar o laudo cadavérico”, resume Juliano.

Em 2017, Laguna contabiliza nove mortes, Tubarão tem sete, seguido de Braço do Norte com três; Jaguaruna com duas e Treze de Maio, Garopaba e Capivari de Baixo, com um assassinato cada, além dos cinco de Imbituba.

Sair da versão mobile