Mais de 30 milhões de trabalhadores têm direito ao saque do saldo das contas inativas do Fundo. No Sul do Estado, são 277 mil pessoas com as contas inativas. Unidades abrirão aos sábados para esclarecer dúvidas sobre o benefício
Tubarão
A sistemática e o calendário de pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foram divulgados ontem pelo governo federal e Caixa Econômica. Conforme a Medida Provisória 763/2016, tem direito ao pagamento de conta inativa o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015. A medida engloba 49,6 milhões de contas, com saldo de R$ 43,6 bilhões, beneficiando 30,2 milhões de trabalhadores. A previsão é que a medida injete mais de R$ 30 bilhões na economia brasileira.
O pagamento das contas inativas será realizado a partir de 10 de março e vai até o dia 31 de julho deste ano, seguindo as regras de pagamento definidas pela Caixa, na qualidade de Agente Operador do FGTS. A sistemática leva em conta o mês de aniversário do trabalhador.
As contas inativas com saldo até R$ 1,5 mil poderão ser sacadas no autoatendimento da Caixa apenas com senha do Cartão do Cidadão (sem a necessidade do plástico). Já para valores entre R$ 1,5 mil e R$ 3 mil será necessário que o trabalhador possua o Cartão do Cidadão e senha para pagamentos.
Excepcionalmente, em fevereiro, as agências selecionadas também terão atendimento exclusivo nesse sábado, com objetivo de solucionar dúvidas sobre o saque de contas, regularização de cadastro dos trabalhadores e cadastramento de senha do Cartão do Cartão Cidadão. Entre hoje e esta sexta, todas as agências da Caixa abrirão duas horas mais cedo para dar atendimento exclusivo a esse público. A instituição estuda ainda abrir unidades em horário especial em outras datas, que serão divulgadas oportunamente também por meio do site do banco.
PIS será liberado amanhã para os nascidos em março e abril
Além do FGTS, outro benefício também poderá ser sacado pelos trabalhadores. Para os nascidos nos meses de março e abril, o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) pode ser sacado a partir de amanhã. O saque do benefício pode ser feito nos canais de autoatendimento do órgão, por meio do Cartão do Cidadão; casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui ou nas agências da Caixa Econômica Federal.
Para quem tem conta na Caixa, o dinheiro foi depositado ontem, desde que haja movimentação com saldo positivo e a conta possua um único titular. Também serão pagos os rendimentos do saldo de quotas do PIS para os trabalhadores cadastrados no programa até 04/10/1988.
Para saber se tem direito a receber o benefício, que é de até um salário mínimo, o trabalhador pode consultar o site da instituição ou ligar no 0800 726 0207, opção 1. No próximo mês, os pagamentos serão realizados a partir do dia 16, para trabalhadores nascidos em maio e junho.
O abono do PIS
O PIS é pago ao trabalhador que tem, no mínimo, cinco anos de cadastro no PIS/PASEP, recebeu uma média mensal de dois salários mínimos e trabalhou pelo menos 30 dias no ano de 2015. Os dados do trabalhador precisam ter sido informados corretamente pela empresa ao Ministério do Trabalho, na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base 2015.
