Início Geral Alunos da Escola Otto Feurschuette visitarão aldeia indígena em Imaruí

Alunos da Escola Otto Feurschuette visitarão aldeia indígena em Imaruí

Capivari de Baixo

Alunos das seis turmas de primeiras séries do ensino médio e do magistério da Escola de Educação Básica Doutor Otto Feurschuette,em Capivari de Baixo, realizarão nesta terça-feira uma visita à aldeia Tekoa Marangatu, na reserva indígena em Imaruí. Durante a visita, eles conhecerão a escola da aldeia e como é a rotina de estudos, que inclui o ensino da língua materna, conciliando o trabalho e o dia a dia da comunidade.

De acordo com o assessor de direção da escola, Aguinaldo Vieira, esta é a segunda vez que a instituição de ensino de Capivari de Baixo promove a visita à aldeia, em Imaruí. “A unidade comemora a ‘Semana dos Povos Indigenas’, entre o dia 22 a 26 deste mês, porém a visita ocorre alguns dias antes. A professora de história junto com as nossas alunas do magistério redigiram uma carta e enviaram as estudantes do magistério de lá e há poucos dias recebemos uma carta das discentes da aldeia. O projeto é semelhante a um intercâmbio”, explica Aguinaldo.

A atividade faz parte do projeto sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos que é desenvolvida nas disciplinas de artes, história e filosofia. A comunidade escolar tem feito uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis,  roupas e calçados, que estejam em boas condições de uso para serem doados aos integrantes da aldeia. Quem puder colaborar, poderá deixar a sua doação até esta segunda-feira  na unidade escolar.

No próximo dia 19 de abril comemora-se o Dia do Índio no continente americano. A data foi oficializada no Brasil em 1943, pelo presidente Getúlio Vargas, por meio do decreto de lei nº 5.540. O dia 19 foi escolhido porque, em 1940, foi realizado o Primeiro Congresso Indígena Interamericano, no México. O evento contou com a presença de diversas autoridades governamentais e líderes indígenas da América.

Sair da versão mobile