FOTO CBF Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 4 minutos
O Brasil está nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026. Em um duelo marcado pela paciência, mudanças táticas e reação na etapa final, a Seleção venceu o Japão por 2 a 1, nesta segunda-feira (29), em Houston, e segue viva na busca pelo hexacampeonato.
Agora, a equipe comandada por Carlo Ancelotti enfrentará o vencedor de Costa do Marfim x Noruega. A partida das oitavas está marcada para o próximo domingo (5), às 17h (horário de Brasília), em Nova Jersey.
Ancelotti mudou o cenário da partida
A Seleção Brasileira dominou a posse de bola durante quase 70% do tempo, mas encontrou enormes dificuldades diante da forte marcação japonesa. Compacto e disciplinado, o Japão neutralizou principalmente Vinicius Júnior e explorou com eficiência os contra-ataques.
Aos 29 minutos, Kaishu Sano aproveitou um erro na saída de bola brasileira, acelerou em velocidade e abriu o placar para os japoneses, levando preocupação à torcida brasileira.
Na volta do intervalo, Carlo Ancelotti promoveu mudanças importantes na equipe, alterando o sistema ofensivo e aumentando a pressão sobre a defesa adversária. A entrada de Gabriel Martinelli deu mais velocidade e profundidade ao ataque brasileiro, enquanto Endrick também aumentou a intensidade ofensiva. As mudanças transformaram o comportamento da Seleção.
Casemiro mostra experiência e liderança
Se no primeiro tempo o volante atuou sob a pressão de já ter recebido cartão amarelo, na etapa final mostrou por que é um dos jogadores mais experientes da Seleção.
Logo aos 56 minutos, Casemiro subiu mais alto que a defesa japonesa e marcou de cabeça o gol de empate, recolocando o Brasil na partida e devolvendo a confiança à equipe.
O gol premiou a dedicação do volante durante toda a partida e mudou o panorama do confronto.
Martinelli decide nos acréscimos
Quando a prorrogação parecia inevitável, o Brasil encontrou o caminho da classificação.
Já nos acréscimos, Gabriel Martinelli aproveitou uma jogada construída por Bruno Guimarães e marcou o gol da vitória aos 50 minutos do segundo tempo, garantindo a classificação brasileira para as oitavas de final. O atacante havia entrado no decorrer da partida e correspondeu à aposta de Carlo Ancelotti, tornando-se o herói da classificação.
Mata-mata amplia emoção da Copa
Esta é a primeira Copa do Mundo disputada com 48 seleções, aumentando o número de países participantes e inaugurando a fase de 16 avos de final. Nesta etapa, não há margem para erro: apenas um time segue na competição.
O Canadá já garantiu vaga nas oitavas. Com a vitória sobre o Japão, o Brasil também assegurou sua classificação e aguarda a definição do adversário entre Costa do Marfim e Noruega, confronto marcado para esta terça-feira (30). Ainda nesta segunda-feira, outros dois jogos completam a programação da fase eliminatória.
