Início Segurança Arma de choque é o novo equipamento da PM

Arma de choque é o novo equipamento da PM

Maycon Vianna
Tubarão

A arma que paralisa o agressor com um choque elétrico é o novo instrumento de trabalho dos policiais militares de Tubarão. Para que o infrator fique imobilizado, basta uma fração de segundos para o ponto vermelho da mira a laser desaparecer e ele cair ‘duro’ no chão.

Ontem, durante todo o dia, cerca de 40 PMs participaram de um treinamento com o instrutor da empresa Taser, no 5º Batalhão da Polícia Militar de Tubarão.
O uso do armamento será realizado pelos policiais em trabalhos de policiamento preventivo e nas mais diversas ocorrências. “A grande utilidade da arma é incapacitar o agente. O PM efetua o disparo e o funcionamento da pistola taser ocorre quando a pessoa é atingida por dois dardos eletrocutados”, explica o capitão Paulo Sérgio de Bona Portão, da PM de Tubarão.

A arma de choque tem poder de força menor do que uma pistola de fogo. “Os policiais não sairão por aí atirando sem necessidade. Logicamente, são todos profissionais capacitados para utilizar este tipo de armamento. É um equipamento a mais de segurança”, enaltece.

Saiba mais
Com um alcance máximo de 7,6 metros de distância, a descarga elétrica da pistola taser age direto nas ondas cerebrais, o que provoca a imobilização do suspeito. A taser também possui um chip que armazena informações sobre os últimos 586 disparos, com data, hora e duração. Além disso, durante a descarga elétrica, o equipamento emite dezenas de confetes com número de série do cartucho, o que permite identificar o agente que fez o disparo. O sistema inibe que a arma seja mal utilizada.

Sair da versão mobile