O atleta João Vithor Diamantina Vieira, de Braço do Norte, e sua técnica Jane Neves Pereira, a Janinha, representaram o Brasil no maior campeonato esportivo escolar do mundo, o ISF Gymnasiade 2025, realizado entre 4 e 14 de abril, em Sévia, na Europa. Eles retornaram ao Brasil com três medalhas na bagagem, sendo duas de ouro e uma de prata, em uma conquista histórica para o paradesporto catarinense.
Três medalhas e destaque internacional no paratletismo
Com atuações impressionantes, João Vithor garantiu medalhas em todas as provas em que participou. As conquistas vieram nas seguintes modalidades:
-
Ouro no lançamento de disco: 48m50cm
-
Ouro no arremesso de peso: 13m60cm
-
Prata no lançamento de dardo: 30m
A performance fez com que o jovem atleta se destacasse entre competidores do mundo inteiro, reforçando o potencial do paratletismo brasileiro.
Orgulho para Braço do Norte e para Santa Catarina
Dos três atletas que integraram a delegação catarinense no evento internacional, dois fazem parte da Associação Esportiva e Paradesportiva (Asespp) de Braço do Norte. A técnica Janinha ressaltou o orgulho de representar o Brasil, e ainda mais, vindo de um município pequeno, conseguir espaço em um evento de tamanha relevância.
“Como técnica, o foco é dar suporte para que o atleta atue com segurança e confiança. O objetivo foi alcançado com muito trabalho”, destaca.
Janinha celebra carreira e força do paradesporto
Com 13 anos de experiência na área, Janinha enfatiza a força do paratletismo brasileiro e de Santa Catarina, que conta com diversos atletas de destaque. Ela celebrou o reconhecimento internacional alcançado por João e pelo time catarinense, principalmente em um evento com tanta visibilidade como o Gymnasiade.
“Nosso Estado tem clubes fortes, estruturas de ponta e atletas incríveis. Fazer parte disso, sendo de uma cidade pequena, é motivo de imenso orgulho”, finaliza.
Metadescrição:
João Vithor, de Braço do Norte, brilha na Europa e conquista três medalhas no ISF Gymnasiade 2025, maior evento esportivo escolar do mundo.
Palavras-chave:
João Vithor Diamantina, paratletismo Braço do Norte, ISF Gymnasiade 2025, notícia
Redes Sociais:
TikTok (copy curta):
João Vithor fez história! O atleta de Braço do Norte voltou da Europa com 3 medalhas no maior campeonato escolar do mundo! #Paratletismo #OrgulhoSC
Instagram (descrição para imagem):
João Vithor, de Braço do Norte, conquista 2 ouros e 1 prata no mundial escolar de paratletismo na Europa! Um orgulho para Santa Catarina! #Paratletismo #JoãoVithor #Notícia