Início Geral Bancos: Greve continua na Caixa

Bancos: Greve continua na Caixa

Rafael Andrade
Tubarão

Os consumidores que dependiam das agências do Besc e do Banco do Brasil conseguiram colocar os compromissos financeiros em dia nesta sexta-feira. Os trabalhadores dos dois bancos retornaram às atividades logo após a assembleia, ocorrida na sede do sindicato, em Tubarão. A maioria aceitou a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) – veja no quadro abaixo.
No entanto, os funcionários da Caixa Econômica Federal, cuja negociação ocorria à parte, não concordaram com as propostas e deliberaram pela continuidade da paralisação por tempo indeterminado.

Eles farão uma assembleia, na próxima terça-feira, para votar pela continuidade, ou não, do movimento. O encontro será às 9 horas, na sede do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Tubarão e Região (Seebtr), em Tubarão. Na região, todas as agências do banco (Tubarão, Capivari de Baixo, Orleans, Jaguaruna e Braço do Norte) estão fechadas. Apenas os caixas eletrônicos funcionam.

Os bancos públicos (na região, o Besc, Banco do Brasil e Caixa), geralmente, acompanham os índices da Fenaban e negociam com os funcionários outras reivindicações (como o plano de cargos e salários, por exemplo). No caso da Caixa, não houve acordo quanto aos itens que integram a pauta de outros pleitos da categoria. Daí a continuidade da paralisação.

Propostas aceitas
Fenaban (rede privada): reajuste salarial de 6% e aumento na participação dos lucros e resultados (PLR), ampliação da licença-maternidade para 180 dias e isonomia de tratamento para casais homoafetivos.
Banco do Brasil: reajuste adicional de 3% no piso salarial (isso dá cerca de 9% para quem recebe o piso). A direção também aceitou discutir um novo plano de cargos e salários até o próximo ano e garantiu a contratação de dez mil novos funcionários também até 2010.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile