Zahyra Mattar
Tubarão
Enquanto a Triunfo trata de duplicar o trecho urbano da BR-101 em Tubarão, o motorista trata de triplicar a paciência no mesmo ponto. Pelo menos até o fim do próximo mês, o tubaronense terá ótimos fins de dia chuvosos para exercitar o ensinamento de Jó. Explica-se: conforme o cronograma da empreiteira, levará mais de 30 dias para terminar o viaduto de acesso principal à cidade. Em resumo: o trânsito confuso e perigoso neste ponto continuará do jeito que está.
Acessar o bairro Humaitá de Cima, em uma sexta-feira com chuva, às 18 horas, é uma tarefa irritante – e até mesmo o personagem bíblico concordaria – e difícil. Por conta das obras, a antiga rede de drenagem, que já era ruim, ficou péssima. Resultado: a água acumula-se na pista na mesma quantidade que os veículos aguardam em fila.
O problema segue do viaduto principal até o do Morrotes. Conforme a Triunfo, o problema somente será resolvido após a conclusão das obras neste “pedaço” da rodovia. E isto não significa apenas a finalização dos viadutos, mas também a adequação da pista antiga aos padrões de duplicação. A projeção é que tanto os viadutos quanto esta adequação da estrada terminem até o fim do próximo mês. Detalhe: assim como as aulas de paciência de Jó, as obras também estão condicionadas às condições climáticas. Quando chove, o motorista aprende a ser paciente. Quando não chove, a Triunfo tenta fazer a sua parte.
Trabalho de recuperação da pista antiga será retomado
As chuvas da última semana atrasaram o cronograma de recuperação da pista antiga na região da comunidade do Bananal, em Laguna. Os trabalhos serão retomados hoje. Neste ponto, diferente do que ocorreu na ponte de Cabeçudas, em dezembro, o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) também executará obras de recuperação da rede de drenagem para evitar alagamentos no trecho.
Os trabalhos são feitos pela empresa Setep. Após esta fase, o acesso a Laguna será melhorado. O canteiro central será reduzido para favorecer o tráfego de veículos. Nos fins de semana, o trecho de pouco mais de 25 quilômetros entre Tubarão e Laguna fica completamente congestionado. Conforme o cronograma do Dnit, tudo deve estar pronto até o fim da próxima semana.
Nos pontos em que são executadas as obras, o motorista deve intensificar a atenção, porque os homens e máquinas estão sobre a estrada. Tanto em pista simples quanto na duplicada, a velocidade máxima é de 80 quilômetros por hora, e nos desvios laterais entre 20 quilômetros por hora e 40 quilômetros por hora.
Enquanto isso, no lote vizinho…
Se no trecho de Tubarão as obras de duplicação não seguem no ritmo que todos gostariam de ver – pelo menos sob a ótica do usuário -, no lote vizinho, o 25, entre o acesso sul a Itapirubá, em Laguna, e Capivari de Baixo, as obras estão cada vez mais visíveis. O que mais chama a atenção é que o consórcio Blokos/Emparsanco/Araguaia ficou mais de seis meses praticamente sem fazer nada relevante – entre o fim de 2008 e a metade do ano passado.
Agora, além de três passagens inferiores liberadas, as equipes de trabalho devem concluir, em breve, a quarta passagem inferior, na comunidade de Santiago, em Laguna, a terraplenagem na cabeceira da ponte sobre o Rio Capivari , na divisa com Tubarão, e ainda as obras de drenagem no viaduto de acesso principal a Capivari de Baixo, para que a região não alague mais como ocorre na Cidade Azul.
