Início Esportes Braçonortense participa do 1º Camping Escolar 2020 do Comitê Paralímpico em São...

Braçonortense participa do 1º Camping Escolar 2020 do Comitê Paralímpico em São Paulo

Liliane Dias

Braço do Norte

A paratleta Laiza da Silva Cipriano, de 15 anos, está cada vez mais perto da realização de seu sonho. A braçonortense está no 1º Camping Escolar 2020 do Comitê Paralímpico e assim, mais perto da seleção brasileira. Ao todo serão 117 atletas do Brasil em treinamento e preparação. 

A viagem foi confirmada em novembro e Laiza embarcou com sua mãe Mabel da Silva na terça-feira (28) para São Paulo. A paratleta catarinense, deve treinar com a base da seleção brasileira de vôlei sentando, no Centro Paralímpico Brasileiro até a próxima quarta-feira (5). A oportunidade serve também para que ela seja avaliada.

Os treinos da jovem são pela Associação Esportiva e Paradesportiva de Braço do Norte (Asespp). De acordo com o presidente da entidade, Allan Jones da Rosa Ferreira, Laiza foi convocada graças ao seu bom desempenho nas paralimpíadas escolares realizadas no final do ano passado. “Ela contribuiu para que a seleção catarinense conquistasse essa inédita medalha de bronze para o Estado na modalidade”, pontua.

A paratleta que iniciou a sua carreira no esporte há apenas dois anos contou com todo o apoio da família e um incentivo especial da treinadora Jane Neves Pereira, a Janinha. “Dona Janinha sempre acreditou no potencial da minha filha. Sempre dizia que ela podia mais”, lembra Mabel.

Para a treinadora, este pode ser o começo de um grande futuro. “A equipe brasileira está constantemente em busca de talentos. A seleção catarinense precisava de atleta para fazer parte da equipe de vôlei, me comprometi com três dos meus e aí está o resultado”, destaca.

Janinha reforça que o objetivo da Asespp é treiná-los em outras modalidades também. “Nosso foco maior é no atletismo, mas como no paralímpico existem várias modalidades buscamos sempre potencializá-los para outras modalidades. Esperamos que outros jovens possam se inspirar a partir de exemplos como este”, conclui.

Sair da versão mobile