Início Variedades Brasileiro Série E: como deve ser provável nova competição nacional

    Brasileiro Série E: como deve ser provável nova competição nacional

    Nova Série E no futebol Brasileiro
    Foto de Bence Balla-Schottner na Unsplash

    Com a chegada de Samir Xaud ao cargo de presidente da CBF, Confederação Brasileira de Futebol, a criação de uma nova divisão no futebol brasileiro ganhou força.

    Portanto, com a possível implementação da Série E, cresce também o interesse dos fãs por novas formas de engajamento no esporte. Por isso, casas de apostas com bônus podem se tornar parceiras estratégicas para quem deseja acompanhar a competição com ainda mais emoção. Aposta é assunto para adultos.

    A ampliação do número de vagas para equipes em competições nacionais no futebol brasileiro já se tornou um tema recorrente, pois muitos clubes ainda ficam sem divisões.

    No entanto, o debate sobre a criação da Série E perdeu força, enquanto uma proposta de aumentar as vagas na Série D vem ganhando cada vez mais espaço.

    Série E ou ampliação da Série D

    Em meio ao debate sobre a criação da Série E do Campeonato Brasileiro, a CBF pode tomar outro caminho e ampliar as vagas na atual Série D, contemplando mais equipes.

    Além disso, a entidade avalia mudanças no regulamento para corrigir uma das principais críticas ao sistema atual, que é a falta de garantia de vaga no ano seguinte para as equipes que tiveram bom desempenho, mas não conquistaram o acesso à Série C do Brasileirão.

    Os 64 clubes da atual Série D participaram de uma reunião para falar sobre o assunto e Rogério Siqueira, presidente do ASA, teve papel de destaque defendendo a criação da nova divisão como forma de ampliar o calendário nacional para mais equipes no país.

    “Temos buscado um calendário mais justo e que inclua os clubes que hoje têm pouca ou nenhuma atividade nacional. A criação da Série E pode ser uma alternativa sólida para isso”, afirmou Rogério Siqueira.

    Uma decisão será tomada nos próximos meses, com duas saídas: criar a Série E ou ampliar a Série D. Se a decisão for por seguir com quatro divisões, o formato deverá mudar.

    Já em caso de uma Série E, ela deverá contar com o regulamento atual da D, enquanto a quarta divisão seria modificada para contar com menos equipes, provavelmente com 20.

    Como pode ficar a Série D em 2027?

    Se a decisão for manter a Série D sem a criação de uma nova divisão, ela deverá passar de 64 para 96 equipes em 2027.

    • 16 grupos com 6 equipes cada;
    • Turno e returno, com o líder de cada chave avançando direto para a terceira fase;
    • 2º e 3º colocados de cada grupo avançam para a segunda fase;
    • Jogos seguem em mata-mata até a final.

    Além disso, todos os clubes que alcançarem a 3ª fase garantem calendário no próximo ano. O restante das vagas segue no mesmo sistema, sendo distribuídas de acordo com cada federação.

    Uma definição será tomada ainda em 2025, mas as modificações são válidas para 2027. A única mudança em 2026 pode ser em relação às vagas para o próximo ano.

    ×

    Olá!

    Clique no contato abaixo para conversar conosco.

    × Converse no Whatsapp
    Sair da versão mobile