Início Geral Campanha inicia na segunda-feira

Campanha inicia na segunda-feira

Tubarão

A primeira dose da vacinação em meninas com idades entre 11 e 13 anos, contra o papiloma vírus humano (HPV), causador do câncer de colo do útero, inicia nesta segunda-feira. 
 
A etapa será realizada nas salas de vacinação dos postos de saúde e nas escolas públicas e privadas de todo estado. O objetivo da secretaria de saúde é ter um alto índice de pacientes protegidas contra o HPV.
 
Conforme o diretor da vigilância epidemiológica (Dive), Eduardo Macário, o Ministério da Saúde repassará 164 mil doses da vacina. “Nossa meta é imunizar 80% das cerca de 160 mil meninas que estão nesta faixa etária”, informa Eduardo.
 
Para a gerente de vigilância de doenças imunopreveníveis e imunização da Dive, Vanessa Vieira da Silva, as meninas podem ser vacinadas sem a necessidade de autorização ou acompanhamento dos responsáveis.
 
Câncer de colo do útero
O HPV se apresenta em mais de 150 tipos diferentes. A vacina, distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é do tipo quadrivalente, que protege contra quatro tipos do HPV, o de número 6, 11, 16 e 18, dos quais os vírus 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.
 
Etapas
A primeira dose será aplicada a partir desta segunda-feira, a segunda deverá ser realizada seis meses depois e a última, cinco anos depois.
Sair da versão mobile