FOTO PMC Divulgação, Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
Foi realizada nesta semana a última reunião do ciclo de encontros destinados à elaboração do Plano Municipal de Saúde de Capivari de Baixo, instrumento que irá nortear as ações, metas e prioridades da política pública de saúde do município pelos próximos quatro anos.
O processo de construção do plano contou com a participação ativa de diferentes setores, reforçando o caráter coletivo, intersetorial e democrático da iniciativa, essencial para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito municipal.
Participação de diferentes áreas e instituições
Ao longo dos encontros, estiveram envolvidos membros da gestão municipal, do Conselho Municipal de Saúde, além de profissionais das equipes eMulti, EMAD, CAPS e da Atenção Primária à Saúde.
Também participaram servidores das áreas da Assistência Social, Educação, representantes da APAE, da Rede Feminina de Combate ao Câncer e do Corpo de Bombeiros, ampliando o debate e contribuindo para uma visão integrada das necessidades do município.
Diagnóstico da realidade local
Durante as reuniões, foram debatidos os principais desafios, necessidades e potencialidades da saúde em Capivari de Baixo. As discussões possibilitaram a construção de um diagnóstico alinhado à realidade local e às demandas da população.
As contribuições apresentadas servirão de base para a definição de estratégias voltadas à qualificação e ao fortalecimento dos serviços de saúde ao longo do próximo quadriênio.
Engajamento coletivo fortalece o plano
O secretário municipal de Saúde, Sérgio Arent, destacou a importância dos encontros como ferramenta para compreender de forma ampla a situação da saúde no município.
“Os encontros possibilitaram fazer uma verdadeira radiografia da realidade da Saúde local. Nos resta agradecer a todos os profissionais e instituições que participaram do processo. O engajamento coletivo foi fundamental para a consolidação de um Plano Municipal de Saúde mais eficiente, integrado e comprometido com o cuidado à população”, afirmou.
