Início Geral Capivari de Baixo: PL para o aprimoramento da educação especial com finalidade...

Capivari de Baixo: PL para o aprimoramento da educação especial com finalidade de inclusão é aprovado

O Projeto de Lei que estabelece as diretrizes para o aprimoramento da educação especial com a finalidade de inclusão com deficiência no âmbito do sistema público de ensino na educação básica de Capivari de Baixo, foi aprovado nesta segunda-feira (5), pela Câmara de Vereadores. A iniciativa foi apresentada pela vereadora Bia Alves.

Com a normativa, os estabelecimentos de ensino da rede pública da educação básica poderão instituir rodas de conversas integradas. A iniciativa tem a finalidade de aprimorar a inclusão escolar, assegurando a participação dos estudantes com deficiência e de suas famílias, preferencialmente de forma a não prejudicar o tempo da jornada escolar dos alunos.

Ficou assegurado que será admitida durante a realização das rodas de conversas integradas a participação de famílias e profissionais vinculados ao estabelecimento de ensino. Pais, familiares, professores, funcionários ou membros do Conselho Escolar, bem como, profissionais que agreguem conhecimentos e esclarecimentos aos temas debatidos e entidades sociais que quiserem participar de forma voluntária.

Conforme a autora do projeto, as rodas de conversas integradas objetivam eliminar as barreiras e promovem a inclusão educacional plena por meio da adoção de medidas individualizadas e coletivas em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes com deficiência, favorecendo o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem na educação inclusiva.  “Cresce a necessidade de discutirmos formas de conscientização e incluir os alunos de maneira eficaz no âmbito escolar, fornecendo métodos que auxiliem sua aprendizagem e desenvolvimento mental e social”, enfatiza.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Sair da versão mobile