⏱️ Tempo de leitura: 2 minutos
A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, neste domingo (5), o afastamento dos árbitros que atuaram nas partidas Red Bull Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras, válidas pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025.
De acordo com comunicado oficial, os profissionais passarão por treinamento, aprimoramento e avaliação interna antes de retornarem às escalas de jogos.
Foram afastados Ramon Abatti Abel (árbitro central) e Ilbert Estevam da Silva (VAR), que comandaram o Choque-Rei entre São Paulo e Palmeiras. No confronto entre Bragantino e Grêmio, os árbitros Lucas Casagrande (campo) e Gilberto Rodrigues Castro Junior (VAR) também foram incluídos na lista de profissionais em “reciclagem”.
Nota oficial da CBF
“A Comissão de Arbitragem da CBF informa que os árbitros centrais e de vídeo (VAR) das partidas Red Bull Bragantino x Grêmio e São Paulo x Palmeiras, válidas pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro 2025, serão condicionados a treinamento, aprimoramento e avaliação interna, para posterior retorno às atividades.”
A entidade não detalhou os motivos específicos para o afastamento, mas as decisões em campo e no VAR nesses jogos geraram forte repercussão entre clubes e torcedores nas redes sociais.