Criciúma vive em 2025 um ano histórico: o centenário de sua emancipação político-administrativa. A cidade, a maior do Sul catarinense, prepara uma programação diversificada que se estende até dezembro, reunindo cultura, música, gastronomia, esporte e ações solidárias.
Embora a data oficial seja 4 de novembro, as festividades começaram em janeiro e já contaram com marcos como o Casamento Centenário, em agosto, com 100 casais, e o desfile cívico de 7 de Setembro, que reuniu 95 instituições na Rua da Gente.
Em setembro, milhares participaram da missa campal e do show do padre Fábio de Melo no Parque das Nações Cincinato Naspolini, dando início às principais celebrações.
Gastronomia e tradição
Entre os símbolos locais valorizados está o concurso gastronômico X-Salada Centenário, que escolhe a melhor versão do tradicional lanche criciumense. A votação on-line segue até novembro, quando acontece a premiação.
Atrações confirmadas
-
04/10 – Show gospel com Leandro Borges no Parque das Nações (gratuito)
-
04/11 – Show do grupo Raça Negra, na data oficial da emancipação (gratuito)
-
03 a 06/12 – 25º Festival Internacional de Corais, após oito anos sem edição, em diversos palcos da cidade
Solidariedade em destaque
Além da festa, Criciúma aposta em ações de legado. A campanha 100 Toneladas de Solidariedade, em parceria com a Cruz Vermelha, já arrecadou mais de 80 toneladas de alimentos e segue até dezembro.
Outras iniciativas incluem homenagens a moradores centenários, concursos culturais, selo comemorativo, partidas esportivas e investimentos em infraestrutura.
Segundo o prefeito Vagner Espíndola, o centenário é um momento de união:
“Cada ação tem o objetivo de unir a cidade em torno das conquistas e dos sonhos que ainda queremos realizar. A história que estamos escrevendo agora será contada no futuro”.
