Videira
Desde o último sábado, em Videira, 3.364 estudantes de 15 a 17 anos participam da etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc). A competição encerra neste, e tem participação de representantes de escolas de 279 municípios.
Nos dois primeiros dias, foram definidos os campeões das modalidades individuais: atletismo, badminton, vôlei de praia, judô, tênis de mesa e xadrez. Desde terça, começaram as competições das modalidades coletivas: basquete, handebol, futsal e voleibol.
Nas coletivas, o único representante da região é o Colégio Dehon, de Tubarão. Os estudantes estão competindo no futsal masculino. Tubarão está na Chave D, com escolas de Lebon Régis, Canoinhas e Salete. Na estreia da Cidade Azul, a equipe venceu o município de Salete por 4 a 2. Os próximos desafios serão contra Canoinhas e Lebon Régis.
Os campeões das modalidades farão parte da seleção de Santa Catarina que disputará a etapa nacional da competição, os Jogos Escolares da Juventude (JEJ), de 12 a 25 de novembro, em Natal (RN).
As exceções serão as escolas campeãs do handebol masculino e feminino, além do basquete e voleibol, ambos no masculino, que disputarão a etapa classificatória regional dos JEJ, de 26 a 30 de setembro, em Joinville. Se forem campeãs da regional, ganham o direito de participar dos JEJ, isso porque em 2017 não conseguiram classificação em primeiro lugar na etapa nacional.
Em 2018, no total, incluindo todas as etapas, foram inscritos 82.036 estudantes nos Jesc, um acréscimo de mais de seis mil participantes, já que em 2017 se inscreveram na competição 75.672 alunos.