FOTO PMT Divulgação, Notisul
A partir desta quinta-feira (2), a coleta de lixo em Tubarão será realizada pela Cooperativa Bom Jesus, do Rio Grande do Sul, contratada em caráter emergencial. A medida garante a continuidade do serviço até a conclusão da licitação definitiva, prevista para os próximos 60 dias.
Mudança após saída da Racly
O processo seletivo emergencial contou com a participação de nove empresas. A Racly, que prestava o serviço desde 1994 por meio de aditivos contratuais, não se inscreveu.
A Cooperativa Bom Jesus foi a vencedora e inicia a operação já nesta quinta-feira, colocando em atividade caminhões novos – modelos 2024 e 2025 – e uma equipe própria, que poderá incluir contratações locais.
Atualmente, a cooperativa também atua em Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça.
Economia e fase de adaptação
Segundo informações da Prefeitura, o novo contrato emergencial representará uma economia aproximada de R$ 100 mil para os cofres públicos.
No entanto, o início da operação pode trazer ajustes e pequenos transtornos à comunidade, já que o sistema será reorganizado.
Atenção aos bairros do interior
Nos bairros do interior, onde a coleta acontece apenas no primeiro sábado do mês, como na região do Rio do Pouso, podem ocorrer atrasos durante a fase de adaptação.
A orientação da Prefeitura é que a comunidade tenha paciência nesse período de transição, até que o serviço seja estabilizado.