Início Geral Conseg de Braço do Norte: Participação da comunidade é fundamental

Conseg de Braço do Norte: Participação da comunidade é fundamental

Wagner da Silva
Braço do Norte

A maior participação da população nas discussões do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Braço do Norte foi um dos principais temas tratados na reabertura dos trabalhos do grupo, nesta semana.
Entre os objetivos prioritários para este ano está a cobrança de pedidos feitos em 2009: melhorar a iluminação pública e instalar câmeras de segurança em lugares estratégicos do município. Para isso, o Conseg busca por parcerias.

Para o presidente da entidade, Bruno Heidemann, uma central de monitoramento eletrônico é uma forma de suprir a necessidade de maior efetivo policial nas ruas. “Não é apenas com mais policiais que resolveremos o problema. A instalação das câmeras, além de uma ação preventiva, pode agilizar na solução de várias situações”, argumenta Bruno.

Paralelamente, a participação da comunidade nas decisões do Conseg é fundamental, considera o presidente. “Nosso trabalho é direcionado à ações para reduzir os índices de criminalidade, mas como o grupo é reduzido torna-se mais difícil atuar. Precisamos da população para descobrirmos quais os problemas, os desafios que precisamos, juntos, enfrentar em cada comunidade”, valoriza Bruno.

O uso de drogas e a prostituição em alguns pontos do município também foram abordados no encontro. “Por isso requeremos a melhoria na iluminação pública. Além disso, o município precisa proporcionar mais áreas de lazer”, pontua Bruno.

Disque Denúncias – 197

O número de informações repassadas à polícia, por meio do Disque Denúncias-197, triplicou desde o último ano. E os primeiros resultados já começam a surgir em Braço do Norte. “Isto é um indicativo de que a população passou dar mais crédito às instituições de segurança e ser mais participativa”, analisa o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Bruno Heidemann.

Sair da versão mobile