
Maria Julia Goulart
Tubarão
A construção do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) iniciou em agosto deste ano. A obra foi viabilizada após anos de tratativas para que a unidade se instalasse na Cidade Azul. Após três meses do início do serviço, os trabalhos seguem dentro do cronograma.
“Atuamos conforme o contrato acertado após a assinatura da ordem de serviço. Estamos concluindo parte da estrutura e vamos começar a etapa que contempla os trabalhos de alvenaria e prevê alguns acabamentos”, explica o engenheiro da Carlessi Engenharia, empresa responsável pela obra, Maurício Soares.
Nesta primeira fase será construído um prédio com mil metros quadrados. O bloco contará com duas salas de aula e dois laboratórios de informática, biblioteca e sala dos professores. O prédio terá um pavimento, mas poderá ser ampliado nas próximas etapas. O campus é construído na via marginal da BR-101, na rua Olices Pedra de Caldas, no bairro Dehon.
Esta é 21ª unidade do IFSC no estado. O objetivo principal é viabilizar o desenvolvimento do polo profissional na região, que hoje carece de qualificação. A previsão é de que os cursos regulares sejam instaurados no ano que vem. Em agosto, a consultoria pública realizada indicava quatro eixos prioritários para a localidade: controle e processos industriais, produção industrial, infraestrutura e meio ambiente, saúde e segurança. Um levantamento é realizado para saber a real necessidade da população de Tubarão.
Uma das carências, que deve ser sanada, é em relação à informática, que será um dos primeiros cursos ofertados, segundo a direção do campus do IFSC. A previsão é de que o campus do Instituto Federal fique pronto em 12 meses.
Ordem de serviço
A ordem de serviço para a construção do campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em Tubarão, foi entregue à empresa vencedora da licitação em julho deste ano. A empresa responsável pelos trabalhos é a Carlessi Engenharia, de Turvo, que venceu a licitação feita pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), por R$ 3.002.865,24. A construtora tem um ano para entregar a obra.
Projeto ‘Mulheres mil’
A primeira atividade oferecida pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Tubarão começou em agosto com o programa ‘Mulheres Mil’. O projeto consiste em um curso de formação e capacitação para mulheres acima de 18 anos e em situação de vulnerabilidade social.
São 70 integrantes, distribuídas em três turmas. O programa é desenvolvido em parceria com as prefeituras de Tubarão e de Capivari de Baixo. O curso ofertado é de ‘Zeladoria e Pequenos Reparos’. O projeto está inserido no Plano Brasil sem Miséria, que integra um conjunto de ações que consolida as políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional e social.
O curso oferece aulas de português, matemática, informática, cidadania e direitos da mulher. A seleção das participantes é realizada junto aos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).