
Rafael Andrade
Tubarão
As eleições do dia 2 de outubro deverão entrar para a história dos pleitos municipais. O motivo está nas pesquisas divulgadas recentemente por institutos do ramo no país, que apontam que a maioria dos eleitores pretende mudar os atuais nomes, independente da região do Brasil, e também se para a majoritária ou proporcionais. Claro, são apenas pesquisas e ainda nem iniciou a campanha propriamente dita, ou seja, de forma legal. Nem ocorreram as convenções – projetadas para o fim de julho e início de agosto -, quando o candidato é apresentado ao seu eleitor.
Na região, o maior e mais importante reduto eleitoral, em Tubarão, os partidos realmente correm contra o tempo. Não todos, pois algumas siglas estão em bom ritmo de pré-campanha, mas outras ainda engatinham, como alguns de seus próprios membros definem.
Na próxima sexta-feira, o Partido Social Cristão (PSC) reunirá correligionários da Cidade Azul em um encontro na Sorgitu, a partir das 20 horas. Nos últimos dias, o Partido Progressista (PP) passou por uma crise interna, já que o pré-candidato, Deka May, desistiu de disputar o pleito, hoje tem mais uma coletiva encabeçada pelo ex-deputado Joares Ponticelli. No Partido dos Trabalhadores (PT), Olavio Falchetti já decidiu que vai concorrer à reeleição, mas de maneira pura. “Se o diretório do PT em Tubarão escolher alguma coligação, se for com qualquer sigla, retirarei o meu nome de pré-candidato a prefeito”, garante. O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) deve mesmo apontar o atual presidente da Câmara tubaronense, Edson Firmino, que para concorrer ganhou aval de outro Edson da sigla, o Bez, que é deputado federal. Também tem o PPS, coordenado pelo professor Maurício de Silva, que une nomes bem conhecidos da cidade, como do radialista Paulo Garcia, que poderá ser candidato à majoritária.
Seminário
Entre outras siglas que já sinalizaram algo ou alguém, principalmente à concorrência de uma cadeira no paço a partir de 1º de janeiro de 2017, está o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que teve um seminário de lideranças neste sábado. Em Tubarão, 150 pessoas foram apoiar o pré-candidato Carlos Stüpp.