Início Especial Cooperzém: Clima esquenta às vésperas das eleições

Cooperzém: Clima esquenta às vésperas das eleições

Carolina Carradore
Armazém

A dois dias das eleições da Cooperativa de Eletrificação Rural de Armazém (Cooperzém), o clima esquenta entre os integrantes das duas chapas concorrentes. Após pressão, a chapa de oposição recebeu, ontem à tarde, uma lista de associados pagantes aptos a votar nas eleições, marcada para este sábado. O documento foi exigido da atual diretoria da Cooperzém, segunda-feira.

“Caso essa lista não viesse para as nossas mãos hoje (ontem), iríamos montar uma campana na cooperativa até obtê-la. Precisamos dela para saber onde podemos fazer campanha”, garante o candidato a presidente pela Chapa 2, João Pedro Machado, vice-prefeito de Armazém. A briga entre as duas chapas vem de longa data e essa não é a primeira vez que os dois candidatos enfrentam-se. Na semana passada, a Chapa 2 conseguiu a documentação da chapa da situação, somente após decisão judicial.

Em junho do ano passado, os associados aprovaram o desmembramento da cooperativa, que passou a se chamar Cooperzém Geração, tendo como atividade principal a geração de energia elétrica por meio de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Atualmente, a Cooperzém reúne 6.668 associados nos municípios de abrangência: São Bonifácio, São Martinho e Armazém.

Situação quer a continuidade dos projetos

A Chapa 1 tem como cabeça-de-chapa o atual presidente, Gabriel Bianchet, que está à frente da Cooperzém há 23 mandatos. Ex-prefeito da cidade, Gabriel quer continuar no cargo para colocar em prática os projetos que já estão em andamento na Cooperzém.
Um deles é a construção de uma rede alimentadora de Armazém a São Martinho, em um total de 14 quilômetros. A ideia é realizar a obra às margens da SC-431, com iluminação. A obra está orçada em R$ 670mil. Outra proposta da Chapa 1 é criar um convênio para os associados para atendimento médico e odontológico.

Chapa 1
Presidente
Gabriel Bianchet
Vice-presiente
Blasius Francisco Lemhkuhl
Secretário
Klaus Jorg Cristoph Stortz

Oposição quer mais transparência

A proposta da Chapa 2, encabeçada pelo vice-prefeito da cidade, João Pedro Machado, é mostrar transparência ao associado. “Queremos divulgar sempre o quanto é arrecadado, o quanto é gasto na cooperativa, queremos ter uma administração transparente, coisa que não vimos atualmente”, afirma Machado.

Outra meta apresentada na campanha é baixar o preço da energia, que, para Machado, tem um custo alto para o consumidor. Trabalhar o lado social da Cooperzém também está nos planos da Chapa 2. Machado afirma que quer disponibilizar recursos para os hospitais de São Bonifácio, Armazém e São Martinho.

Chapa 2
Presidente
João Pedro Machado
Vice-presidente
Lucas Wimes
Secretária
Karen Aparecida Beckauserge.

Sair da versão mobile