O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta semana o processo seletivo para cadastro de reserva de gestores escolares. No total, 43 candidatos defenderam seus Planos de Gestão Escolar diante de bancas avaliadoras compostas por representantes internos e externos.
A iniciativa reforça o compromisso com a transparência e a qualidade da educação pública no município. Inspirado no formato de apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o processo exige dos candidatos a elaboração e defesa de um Plano de Gestão Escolar alinhado às diretrizes educacionais e legislações locais.
Banca avaliadora garante legitimidade e participação coletiva
As bancas foram formadas por cinco avaliadores: dois representantes da Secretaria Municipal de Educação, um membro externo de instituições de ensino e dois integrantes do colegiado que representa a comunidade escolar — especificamente das presidências da Associação de Pais e Professores (APP) e do Conselho Escolar, conforme determina a Lei Complementar nº 441, de 16 de dezembro de 2021.
Para a secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, o modelo adotado em Criciúma eleva o padrão da seleção educacional no estado.
“Esse processo seletivo é extremamente importante. Coloca Criciúma como referência nesse movimento de ter sua seleção legitimada por uma banca avaliadora. Isso fortalece a transparência e garante que a gestão escolar esteja alinhada às melhores práticas educacionais”, afirmou.
Profissionais capacitados e alinhados à comunidade
A coordenadora pedagógica da Secretaria e presidente da comissão organizadora, Gisele Rosa Medeiros Manganelli, destacou a importância do modelo adotado.
“Trata-se de um momento democrático, em que a escolha deixa de ser apenas uma escolha e se torna uma construção coletiva, baseada em critérios transparentes e objetivos. Ao valorizar a competência técnica e o diálogo com a comunidade, fortalecemos não apenas a gestão, mas também a confiança no trabalho que realizamos”, ressaltou.
A expectativa é que, com esse processo, as unidades escolares contem com lideranças preparadas, comprometidas e que compreendam as reais demandas da comunidade escolar. O modelo reforça a cultura de gestão participativa e o protagonismo educacional em Criciúma.