Início Educação Criciúma promove processo seletivo com banca avaliadora para gestores escolares da rede...

Criciúma promove processo seletivo com banca avaliadora para gestores escolares da rede municipal

IMAGEM Decom divulgação, Notisul

O Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta semana o processo seletivo para cadastro de reserva de gestores escolares. No total, 43 candidatos defenderam seus Planos de Gestão Escolar diante de bancas avaliadoras compostas por representantes internos e externos.

A iniciativa reforça o compromisso com a transparência e a qualidade da educação pública no município. Inspirado no formato de apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o processo exige dos candidatos a elaboração e defesa de um Plano de Gestão Escolar alinhado às diretrizes educacionais e legislações locais.

Banca avaliadora garante legitimidade e participação coletiva

As bancas foram formadas por cinco avaliadores: dois representantes da Secretaria Municipal de Educação, um membro externo de instituições de ensino e dois integrantes do colegiado que representa a comunidade escolar — especificamente das presidências da Associação de Pais e Professores (APP) e do Conselho Escolar, conforme determina a Lei Complementar nº 441, de 16 de dezembro de 2021.

Para a secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, o modelo adotado em Criciúma eleva o padrão da seleção educacional no estado.

“Esse processo seletivo é extremamente importante. Coloca Criciúma como referência nesse movimento de ter sua seleção legitimada por uma banca avaliadora. Isso fortalece a transparência e garante que a gestão escolar esteja alinhada às melhores práticas educacionais”, afirmou.

Profissionais capacitados e alinhados à comunidade

A coordenadora pedagógica da Secretaria e presidente da comissão organizadora, Gisele Rosa Medeiros Manganelli, destacou a importância do modelo adotado.

“Trata-se de um momento democrático, em que a escolha deixa de ser apenas uma escolha e se torna uma construção coletiva, baseada em critérios transparentes e objetivos. Ao valorizar a competência técnica e o diálogo com a comunidade, fortalecemos não apenas a gestão, mas também a confiança no trabalho que realizamos”, ressaltou.

A expectativa é que, com esse processo, as unidades escolares contem com lideranças preparadas, comprometidas e que compreendam as reais demandas da comunidade escolar. O modelo reforça a cultura de gestão participativa e o protagonismo educacional em Criciúma.

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile