Laguna
ALiga Independente das Escolas de Samba de Laguna divulgou, nesta semana, a programação do pré-Carnaval. O evento tem apoio da prefeitura, por meio da Fundação Lagunense de Cultura e da Secretaria de Turismo. O governo da Cidade Juliana disponibilizou R$ 250 mil para o pré-Carnaval.
O evento tem início no próximo dia 1º, a partir das 22h, com as cinco escolas mostrando o seu samba, baterias e alegria, na rua Jerônimo Coelho, no Centro Histórico. Até o dia 23 de fevereiro, as escolas realizarão revezamento, com duas escolas por dia no evento, aos sábados três. A iniciativa é gratuita.
Neste ano, o diferencial será uma apresentação no Mar Grosso, na avenida Senador Gallotti, uma forma de apresentar as escolas para moradores e turistas, divulgando o pré-carnaval e o samba tradição de Laguna.
As escolas de samba
• Xavante – Fundada em 22 de fevereiro de 1946. Primeira escola de samba oficial de Laguna. O nome originou das fantasias dos seus fundadores que pulavam o carnaval fantasiados de índios, maioria pertencia ao bloco de salão Bola Preta.
• Brinca quem Pode – A data de fundação é de 17 de fevereiro de 1947. Há duas versões para o nome, a primeira é que foi inspirada num bloco existente em Florianópolis. A segunda refere-se à improvisação do carnaval, onde cada um brincava como podia.
• Vila Isabel – Surgiu em 13 de maio de 1958. O nome veio pela simpatia que os integrantes tinham com a Vila Isabel do Rio de Janeiro.
• Os Democratas – Fundada em janeiro de 1958 foi a data que nasceu o grupo. No início a primeira formação chamava-se Bloco Rancho.
• Mocidade Independente – Foi fundada em julho de 1980. O nome foi devido a grande parte dos fundadores torcia pela escola carioca Mocidade Independente de Padre Miguel.