Início Geral Defesa Civil amplia integração para resgate de animais em desastres em Santa...

Defesa Civil amplia integração para resgate de animais em desastres em Santa Catarina

FOTO Thiago Kaue/Secom Divulgação Notisul

TEMPO DE LEITURA: 3 minutos

A Secretaria da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina passou a contar com a participação do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) nas reuniões do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC). A iniciativa busca ampliar a integração entre as instituições responsáveis pela resposta a eventos críticos no estado, incluindo o atendimento a animais.

A participação do grupo ocorre inicialmente na condição de ouvinte, contribuindo com conhecimento técnico para o planejamento de ações em situações de emergência.

Simulado já incluiu resgate de animais

A primeira participação do GRAD ocorreu durante o 2º Simulado Geral de Gestão de Desastres, realizado no dia 1º de março.

Durante o exercício, foram simulados cenários de:

  • deslizamentos

  • enchentes

  • ocorrências com necessidade de salvamento de animais

A proposta é que, em situações reais, o grupo atue de forma técnica e coordenada no resgate, realocação e aplicação de protocolos sanitários para animais afetados por desastres.

Apoio aos municípios em situações de emergência

Segundo o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, a participação do grupo fortalece o planejamento e amplia a capacidade de resposta do sistema estadual.

“Hoje, muitos lares têm animais que fazem parte da família. Estruturar essa pauta dentro do nosso sistema de resposta é uma forma de apoiar os municípios que ainda não possuem protocolos específicos para esse tipo de atendimento em situações de emergência”, afirmou.

Para o médico veterinário do GRAD Diego Barrey, a integração também contribui para ampliar a conscientização sobre a causa animal.

“Muitas famílias deixam de sair de áreas de risco por causa dos animais que permanecem nas residências. Nosso papel é garantir que eles também sejam atendidos. Ninguém fica para trás”, destacou.

Grupo reúne voluntários de várias áreas

O GRAD é formado por mais de 100 voluntários de diferentes estados brasileiros, entre médicos veterinários, zootecnistas, biólogos, engenheiros e outros profissionais capacitados para atuação em cenários de desastre.

Em Santa Catarina, o grupo já participou de operações após inundações e deslizamentos no Vale do Itajaí, além de atuar em municípios como:

  • Presidente Getúlio

  • Biguaçu

  • Taió

  • Governador Celso Ramos

Atualmente, parte dos voluntários está mobilizada em Juiz de Fora (MG), em apoio às ocorrências registradas na região.

O que é o GRAC

O Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) integra o Sistema de Defesa Civil e reúne mais de 40 representantes de instituições públicas e privadas nas esferas municipal, estadual e federal.

Participam do grupo:

  • órgãos de segurança pública

  • equipes de emergências médicas

  • instituições ambientais

  • assistência social

  • entidades comunitárias

  • representantes da iniciativa privada

O objetivo é garantir atuação integrada durante a fase de resposta a eventos extremos, além de promover planejamento e alinhamento em períodos de normalidade.

Para o atendimento aos animais, o GRAC já conta com a atuação de órgãos como a Cidasc, responsável pelo manejo de animais de criação e controle sanitário, além da Polícia Militar Ambiental e do Corpo de Bombeiros, que atuam no resgate de fauna silvestre em áreas afetadas.

Sair da versão mobile