IMAGEM Divulgação Notisul
A aproximação de uma frente fria deve provocar instabilidade no tempo em Tubarão a partir deste domingo (21). A Defesa Civil alerta para a possibilidade de temporais com rajadas de vento, raios, granizo e chuva intensa, com risco até a segunda-feira (22).
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Tubarão acompanha as condições meteorológicas por meio de institutos especializados e modelos de previsão do tempo. Conforme o órgão, o cenário climático será agravado por um intenso aquecimento que precede a frente fria, favorecendo a desestabilização da atmosfera.
Essa combinação pode resultar em eventos extremos, como tempestades acompanhadas de fortes rajadas de vento, descargas elétricas, eventual queda de granizo e volumes significativos de chuva. De acordo com o secretário Rafael Marques, as estimativas de precipitação divergem bastante entre os institutos, variando entre 12 mm e 100 mm.
Medidas preventivas estão sendo adotadas
Para minimizar os efeitos de possíveis alagamentos, a prefeitura de Tubarão realiza de forma contínua a limpeza de valas e córregos que compõem o sistema de macrodrenagem do município. Nesta sexta-feira (19), por exemplo, equipes atuaram no bairro Bom Pastor.
“Estamos atentos à evolução do tempo por meio de nossa estação meteorológica instalada no Cemitério Horto da Saudade e também com o apoio de imagens de satélite e radar das entidades especializadas”, informou Rafael Marques.
Recomendações da Defesa Civil
Em caso de confirmação da previsão, a Defesa Civil recomenda os seguintes cuidados à população:
-
Durante as tempestades, permanecer em locais abrigados, longe de janelas e objetos que possam ser deslocados pelo vento;
-
Não transitar por áreas alagadas ou vias submersas;
-
Em caso de ventos intensos, evitar circular próximo a árvores, muros, placas e postes.
Serviço
Em caso de emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199.