Início Especial Denúncia: Cemitério de cães

Denúncia: Cemitério de cães

Carolina Carradore
Tubarão

Denúncias feitas pelos moradores do bairro Monte Castelo resultaram em uma comissão formada pelo Ministério Público, secretaria de serviços públicos da prefeitura e representantes da ONG Movimenta-Cão. Em averiguação, membros da comissão descobriram um ‘cemitério’ de cães nas imediações do viveiro que abriga cachorros, próximo do Horto.

Na vistoria, foram encontrados cinco cachorros mortos, possivelmente envenenados. “Os moradores reclamavam de mau cheiro constante e descobrimos que era proveniente dos animais mortos e do lixo acumulado. Os corpos estavam em estado avançado de decomposição. É muita maldade com o animal”, lamenta o presidente do Movimenta-Cão, Francisco Beltrame. Vários sacos de lixos com fezes dos cachorros aguardam o caminhão do lixo. Segundo as cuidadoras do viveiro-canil, a empresa responsável pela coleta deixou de recolher o lixo.

O secretário de serviços públicos da prefeitura, Fabiano Bittencourt, organizou uma equipe, que enterrou os animais em uma cova feita dentro do horto por uma retroescavadeira. A comissão observou também que o local improvisado que abriga temporariamente os cães permanece precário. A prefeitura prometeu reformar o abrigo, mas segundo Beltrame, a obra está parada há 15 dias.

Levantamento topográfico

A ONG Movimenta-Cão encaminhará à prefeitura de Tubarão levantamento topográfico do horto que visa separar os sambaquis existentes no local. A ideia é realizar um novo projeto para a construção do canil. Beltrame também pretende registrar boletim de ocorrência denunciando a matança de animais. O promotor Sandro de Araújo deve tomar providências durante a semana.

Sair da versão mobile