TUBARÃO
Por lei, as lojas não têm obrigação de trocar todos os tipos de produtos. Por exemplo, roupas ou brinquedos que não agradaram só podem retornar às prateleiras se a loja oferecer essa condição e estiver dentro do prazo estipulado por ela. Nesses casos, é importante guardar a embalagem, etiquetas e nota fiscal, a fim de comprovar a data da compra e também que o produto não foi usado, além de outros critérios que o próprio estabelecimento tenha determinado em sua política de trocas.
A troca em decorrência de desagrado, sem que haja defeito, mesmo que não esteja regulamentada, já faz parte da cultura do comércio brasileiro, como forma de manter a fidelidade dos clientes. Em Tubarão, a gerente da Loja Perfil, Maria Regina Alves, diz que no estabelecimento onde trabalha o aumento nas trocas de mercadoria é registrado desde o início do mês.
Porém, como já era de se esperar, o dia seguinte ao Natal fez valer a sua fama de ser a principal data para a troca de produtos. Maria Regina conta que a maioria vai à loja trocar o presente devido ao tamanho ou à cor da peça. “Durante a troca a gente tem que atender ainda melhor do que nas vendas. Quando o cliente vem comprar, ele já vem com aquela intenção. Na troca, vem mais constrangido”, comenta.
A gerente afirma que, não raro, quem chega para trocar o presente acaba comprando outra mercadoria. É um dia que também pode render para o comércio. “Não tem o Dia D? Hoje (terça-feira) é o Dia D, de troca”, brinca. De olho nesse público, a loja lançou ontem a promoção do branco e do amarelo, em que quaisquer peças nessas cores têm 30% de desconto na compra à vista. Terezinha Wronski Mendoça foi ontem até a loja para trocar a blusa com que havia presenteado sua neta no Natal. “A gente sempre leva mais alguma coisa”, diz.
Loja teve de contratar para a vendas de Natal
Na Loja Atitude Calçados, também foi dia de trocas. Tatiana Marcon foi até o estabelecimento substituir os calçados que ela, a mãe e o filho haviam ganhado de presente. Em quase todos os casos, as mudanças se devem ao tamanho das mercadorias.
Segundo a sócia-proprietária da loja, Maria Aparecida Fernandes, o número de trocas foi alto ontem, assim como as vendas para o período de Natal também foram satisfatórias. Ela conta que foram contratadas dez vendedoras para reforçar a equipe durante este mês.
A loja também está com um bazar em que vende produtos a R$ 9,90 e a R$ 29,90. A promoção serve não só para aproveitar a presença de quem chega para as trocas de presentes, como também fazer girar as mercadorias, antes que o movimento diminua com a ida dos clientes para as praias da região nesta época de férias.
