Tempo de leitura: 3 minutos
Neste sábado (19), ocorre em todo o país o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde. A mobilização é voltada à vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos, com o objetivo de atualizar as cadernetas e reforçar a proteção contra diversas doenças.
Salas de vacinação abertas
Durante o Dia D, todas as salas de vacinação estarão abertas nas unidades de saúde das cidades da região, facilitando o acesso das famílias. O momento é ideal para que pais e responsáveis levem os filhos para colocar em dia as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação.
A campanha segue até o fim de outubro, com todas as doses disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as prioridades estão o resgate de não vacinados contra HPV, febre amarela e sarampo, especialmente para pessoas de 12 meses a 59 anos, devido ao risco de reintrodução dessas doenças no Brasil.
Vacinação também pode ser acompanhada pelo aplicativo
Para facilitar o acompanhamento, o aplicativo Meu SUS Digital permite verificar a situação vacinal de crianças e adolescentes. O sistema oferece alertas de próximas doses, lembretes e atualizações em tempo real por meio da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).
É possível saber quais vacinas já foram aplicadas e quais ainda estão pendentes, tornando o processo de acompanhamento mais simples e acessível para as famílias.
Intensificação em Santa Catarina
Desde 2023, o Ministério da Saúde vem retomando grandes mobilizações nacionais de vacinação. Em Santa Catarina, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) reforça as ações de intensificação vacinal.
“A atualização da caderneta é essencial para garantir que nossas crianças e adolescentes estejam devidamente protegidos, evitando o risco de reintrodução e circulação de doenças já controladas”, destacou Arieli Fialho, gerente de Imunização da Dive.
Com o risco contínuo de reintrodução do sarampo, o Estado também mantém a aplicação da dose zero e ações de busca ativa de não vacinados, ampliando a cobertura vacinal.