Início Especial Dia mundial é lembrado hoje

Dia mundial é lembrado hoje

Aparelhos de segurança são essenciais no dia a dia das obras. Foto: Divulgação/Notisul
Aparelhos de segurança são essenciais no dia a dia das obras. Foto: Divulgação/Notisul
Tubarão
 
O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é lembrado hoje. A data foi instituída em 2003, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em memória às vítimas da explosão de uma mina no estado norte-americano da Virgínia. O acidente ocorreu em 28 de abril de 1969, matando 78 mineiros. Desde então, sempre nesta data, diversos eventos no mundo são realizados para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quanto aos riscos de acidentes no trabalho. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/05.
 
No mundo e no Brasil, os números relativos à morbimortalidade por causas externas (violências e acidentes, incluído os acidentes de trabalho) são preocupantes. Em Santa Catarina, no ano de 2012, as causas externas foram, proporcionalmente, a terceira causa mais importante de óbito, contribuindo com 12,35% do total, sendo a primeira causa na faixa etária mais jovem (20 a 49 anos), o que torna esses agravos um importante problema que pode ser evitado no âmbito da saúde pública.
 
Os gastos públicos e privados por acidentes de trabalho e os decorrentes óbitos são grandes. Em Santa Catarina, de acordo com as pesquisas do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), morre um trabalhador a cada 29 horas. Segundo o economista José Pastore, o custo dos prejuízos causados por acidentes e doenças relacionados ao trabalho alcançam (em 2011) os R$ 71 bilhões por ano no Brasil.
×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile