Início Geral Dive divulga boletim sobre Aedes aegypti no Estado

Dive divulga boletim sobre Aedes aegypti no Estado

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive) divulgou nesta quarta-feira (28) o boletim n° 13 sobre a situação da vigilância entomológica do Aedes aegypti e a situação epidemiológica da dengue, febre de chikungunya e zika vírus, com dados até 17 de junho.

No período de 1 de janeiro a 17 de junho de 2017, foram identificados 7.659 focos do mosquito Aedes aegypti, em 135 municípios. Neste mesmo período, em 2016, haviam sido identificados 6.018 focos em 129 municípios. O número de focos de 2017 é 21% maior quando comparado ao mesmo período do ano de 2016.

Atualmente, existem 59 municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti em Santa Catarina. A definição de infestação é realizada de acordo com a disseminação e manutenção dos focos.

Municípios considerados infestados pelo mosquito Aedes aegypti. Santa Catarina, 2017

Águas de Chapecó Coronel Martins Maravilha São Bernardino
Águas Frias Cunha Porã Modelo São Carlos
Anchieta Descanso Mondaí São Domingos
Balneário Camboriú Dionísio Cerqueira Navegantes São José
Bandeirante Formosa do Sul Nova Erechim São José do Cedro
Bom Jesus Florianópolis Nova Itaberaba São Lourenço do Oeste
Brusque Galvão Novo Horizonte São Miguel do Oeste
Caibi Guaraciaba Palma Sola Saudades
Camboriú Guarujá do Sul Palmitos Seara
Campo Erê Itajaí Passo de Torres Serra Alta
Catanduvas Itapema Pinhalzinho Sul Brasil
Caxambu do Sul Itapiranga Planalto Alegre União do Oeste
Chapecó Ipuaçu Princesa Xanxerê
Cordilheira Alta Joinville Porto União Xaxim
Coronel Freitas Jupiá Quilombo


Dengue

No período de 1 de janeiro a 17 de junho de 2017,foram notificados 1.689 casos de dengue em Santa Catarina. Desses, 6 (1%) foram confirmados (todos pelo critério laboratorial), 103 (6%) estão inconclusivos (classificação utilizada no Sinan nos casos em que após 60 dias da data de notificação, ainda estiverem sem encerramento da investigação), 1.496 (88%) foram descartados por apresentarem resultado negativo para dengue e 84(5%) casos suspeitos estão em investigação pelos municípios.Do total de casos confirmados (06) até o momento, dois são autóctones, com transmissão dentro de Santa Catarina, três são importados (transmissão fora do estado) e um permanece em investigação de LPI.

 

Sair da versão mobile