Tubarão
Os moradores da rua dos Ferroviários, ao lado do Estádio Domingos Silveira Gonzalez, no bairro Oficinas, em Tubarão, seguem revoltados. A cada chuva mais forte, eles ficam literalmente ‘embaixo d'água’. Há anos, quem reside e circula nas proximidades sofre com esta situação. E o pior: vários tubos foram adquiridos pelos integrantes da prefeitura de Tubarão, desde 2009, mas até esta sexta-feira não haviam sido colocados. Uma audiência pública foi solicitada pelo legislador João Fernandes (PSDB) e deve ser confirmada para o dia 17 de julho, na Câmara de Vereadores, com a participação da comunidade.
A aposentada Dilma Mendes Lucas mora há mais de 30 anos no local e reclama do descaso das autoridades. “Além de lixo acumulado, as pessoas costumam parar por ali e jogar entulho. Alguma providência precisa ser tomada”, pede.
Para o secretário da defesa civil da prefeitura, Rafael Marques, as tubulações devem ser instaladas na segunda quinzena de julho. “Já existe o projeto pronto e pelo que consta estão à espera de liberação de verba, que deve ser federal adquirida por meio de convênio”, enfatiza Rafael.
Uma bomba também será instalada na localidade para facilitar o escoamento da água. “Pelo menos amenizará o problema das cheias. Será uma tubulação somente para drenagem pluvial”, explica Rafael.