FOTOS Leo Munhoz /SECOM Divulgação Notisul
Tempo de leitura: 3 minutos
O governador Jorginho Mello foi um dos agraciados com a Comenda Municipal do Mérito Willy Alfredo Zumblick, a mais alta honraria concedida pela cidade de Tubarão. A cerimônia ocorreu na noite desta sexta-feira (17), marcando a homenagem a personalidades que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do município.
Criada em 1995, a comenda leva o nome do renomado artista plástico tubaronense Willy Alfredo Zumblick, considerado um dos maiores pintores da história de Santa Catarina.
“Willy era um ser fora da curva. Quando fui gerente do Besc, em 1989 e 1990, ele fazia caricaturas minhas e me levava de presente. Ele foi e continua sendo um grande artista, que deixou saudade. Receber essa comenda que leva o nome dele é uma grande honra”, afirmou Jorginho Mello durante o evento.
Reconhecimento ao trabalho e contribuição para Tubarão
A homenagem é entregue a cada quatro anos e simboliza o reconhecimento do município àqueles que ajudaram a construir a história e o progresso de Tubarão. Além do governador, também foram agraciados o deputado estadual e presidente da Alesc, Júlio Garcia, e o empresário Dionísio Bressan Lemos.
De acordo com o prefeito Estêner Soratto Júnior, a escolha de Jorginho Mello reflete o impacto direto de suas ações em benefício da cidade.
“Willy Zumblick deixou uma marca eterna para Tubarão e para Santa Catarina. Essa comenda é concedida a quem muda a vida do cidadão tubaronense para melhor. O governador Jorginho Mello foi fundamental para salvar Tubarão de um momento crítico financeiro, e essa homenagem é mais que merecida”, afirmou o prefeito.
Legado de Willy Alfredo Zumblick
Nascido em 26 de setembro de 1913, em Tubarão, Willy Alfredo Zumblick foi filho de imigrantes alemães e dedicou sua vida à arte. Faleceu em 2008, deixando um acervo de mais de 5 mil obras entre telas e esculturas, reconhecidas por retratar com sensibilidade a história e as paisagens de Santa Catarina.
Parte de seu legado está exposta no Museu Willy Zumblick, anexo ao Centro Municipal de Cultura de Tubarão, espaço que mantém viva a memória e a influência do artista na cultura catarinense.
Edição de 2021 homenageou “pratas da casa”
Na edição de 2021 da Comenda Municipal do Mérito Willy Alfredo Zumblick, três personalidades de destaque foram homenageadas por suas relevantes contribuições à cultura, à história e à vida pública catarinense.
- O senador Esperidião Amin Helou Filho (PP), nascido em Florianópolis, foi reconhecido por sua longa trajetória política — que inclui mandatos como prefeito da capital, governador de Santa Catarina, deputado federal e senador — e por seu papel de liderança no cenário estadual e nacional, inlcuindo a construção do Museu que dá nome ao artista tubaronense.
- O radialista, escritor e historiador José Paulo Garcia, natural de Laguna, foi agraciado por sua expressiva atuação na comunicação e na valorização da cultura tubaronense, com mais de quatro décadas dedicadas ao rádio e à literatura, além de ser membro fundador da Academia Tubaronense de Letras.
- Já a escritora e socióloga Lélia Pereira da Silva Nunes, nascida em Tubarão, recebeu a honraria pelo seu trabalho acadêmico e literário voltado à preservação da cultura popular e das tradições açorianas em Santa Catarina, bem como pela destacada carreira como pesquisadora, professora e membro de importantes instituições culturais do Brasil e do exterior.