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Empresa contesta decisão do Dnit quanto a licitação

A passagem terá 14,80 metros de extensão para as pistas elevadas.
A passagem terá 14,80 metros de extensão para as pistas elevadas.

Zahyra Mattar
Tubarão

A empreiteira Sulcatarinense entrou com representação contra a decisão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de fracassar a licitação para o Túnel do Morro do Formigão, em Tubarão.

A disputa pela obra contava com apenas duas concorrentes, a Serveng Civilsan e o consórcio Sulcatarinense/Convap. Ambas foram descartadas do processo e o fracasso da licitação foi anunciado no mês passado.

A Serveng Civilsan foi inabilitada por não ter comprovado serviços na área já executados por profissionais vinculados à empresa. Conforme o Notisul antecipou ainda em janeiro, a empresa de São Paulo documentou que atende a exigência do edital, mas não anexou o documento por engano.

A inclusão destas informações foi recusada pela comissão de licitação do Dnit. Já o consórcio foi desclassificado porque os proprietários da Sulcatarinense, líder do grupo, são também sócios da STE, empresa responsável pela confecção do projeto de perfuração do túnel.

Agora, se a ação for aceita, a Sulcatarinense poderá fazer a obra. Caso seja negada, ainda há duas opções: abrir prazo de oito dias para a Serveng apresentar documentos que faltavam ou lançar nova concorrência. O mais provável é que seja mesmo lançado um novo edital ainda neste semestre.

O túnel no Morro do Formigão terá 900 metros. É o menor dos três previstos na duplicação da BR-101 sul. O projeto compreende, ainda, a execução de duas faixas de rolamento, acostamento e passarelas para pedestres. A licitação é orçada em R$ 57.308.398,33 e o prazo de execução é de 720 dias.

PI do São Cristóvão
As obras de edificação da passagem inferior (PI) de acesso ao bairro São Cristóvão, em Tubarão, avançam nesta semana. A cabeceira sul da estrutura recebe trabalhos de depósito e compactação das camadas bases para posterior aplicação do pavimento asfáltico.

Na parte norte, o trabalho de depósito e compactação do aterro está próximo do término. Nas laterais da estrutura, os muros de contenção dos taludes são concretados. São executadas finalizações também na edificação das pistas elevadas, que suportarão o fluxo da rodovia. Equipes da empresa Triunfo começaram a aplicação do asfalto na rua que margeia a rodovia.

Para completar os trabalhos na PI, resta a edificação das camadas asfálticas nas cabeceiras de acesso, nas pistas elevadas e ligação da estrutura a via lateral. A passagem terá 14,80 metros de extensão. A obra é fundamental para a movimentação de cargas e passagem de pedestres, pois na região há indústrias, posto de combustível e residências.

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